PORTAL DEMOCRACIA
Colunistas Cultura Manchete Política

O Senhor dos Livros

José e fuida Mindlin

Texto de Florestan Fernandes Jr. para o Brasil247

Não conheci ninguém no mundo mais apaixonado por livros que o bibliófilo José Mindlin.

Certa vez ele contou que viajando pela Europa encontrou em um sebo uma edição muito rara, folheou o livro acariciando cada página, mas apesar da tentação não comprou o exemplar. Dê volta ao hotel conta para a companheira sobre aquele exemplar único, e da falta de coragem em pagar o preço pedido pelo livreiro.

Mindlin argumentou para a mulher que o dinheiro faria falta no orçamento da família. Guida não concordou com o marido e disse que ele não deveria perder a oportunidade.

No dia seguinte, José Mindlin volta ao sebo e qual não foi sua tristeza ao saber que um comprador havia levado o livro horas antes dele chegar.

Alguns meses depois, no dia do seu aniversário, Mindlin desembrulha o presente dado pela esposa, e não se conteve de felicidade e emoção ao rever o tal livro raro que ele tanto queria. Foi então que descobriu que o comprador misterioso na realidade era Guita.

A biblioteca de Mindlin e Guita em São Paulo sempre esteve aberta aos pesquisadores e estudiosos. Estive lá algumas vezes fazendo matérias para a televisão, e tive o privilegio de trocar algumas prosas com o senhor dos livros.

Um homem culto, inteligente, ético e solidário com seu povo. Tanto que doou sua coleção para a USP desprezando uma oferta de 15 milhões de dólares feita pelos norte-americanos.

Com está pequena história faço uma homenagem ao casal Mindlin no Dia do Livro.

Related posts

Doria tira do ar campanha após reclamação de deputado do PSL

João Baricatti

Bolsonaro ataca passaporte da vacina

João Baricatti

Wálter Maierovitch, Cláudio Maierovitch e Luiz Pacheco falam sobre cpi da covid-19 no Despertador

Bruna Pannunzio

Leave a Comment