Nessa quarta-feira (15), o vereador Milton Leite (DEM) foi reeleito presidente da Câmara Municipal de São Paulo. Essa será a quarta vez que Leite comandará o Poder Legislativo em toda sua carreira política. Além de ser a quarta vez presidindo a Câmara, ele está em seu sétimo mandato consecutivo como vereador da capital paulista. Dois de seus filhos também seguiram carreira política. São eles: Milton Leite Filho (DEM), deputado estadual e Alexandre Leite (DEM), deputado federal.
Leite recebeu 49 dos 55 votos que estavam sendo disputados. Os outros seis votos foram recebidos pelo vereador Celso Giannazi (PSOL). Todos os votos que Giannazi recebeu foram da bancada de seu partido.
O vereador Atílio Francisco (Republicanos), atual 2° vice-presidente da Câmara, comandou a sessão de eleição da Mesa Diretora. ao registrar sua candidatura, fez um breve discurso falando sobre como os interesses da chapa de Leite não estavam alinhados aos verdadeiros interesses dos paulistas: “A Câmara Municipal de SP não está dialogando com os interesses reais da população. Prova disso é a pesquisa feita pela Rede Nossa SP, que diz que a Câmara é a instituição menos confiável da cidade de São Paulo. Apenas 22% da população confia no trabalho dessa Câmara. E eu, como um dos 55 vereadores dessa casa, me sinto incomodado com essa avaliação ruim. Algo está errado. E o errado é a falta de diálogo com a vida real da população”.

Ao ser reeleito, Leite fez um discurso onde disse que a Câmara deve trabalhar junta para o bem de São Paulo: “Quero manter, nesse próximo ano de 2021, que possamos trabalhar em favor dessa cidade, em favor do Parlamento, aquilo tudo que for possível. E as dificuldades, estaremos superando juntos. Nós temos que acreditar que o diálogo é possível, isso é o mais importante”.
Além de Leite como presidente, como ficou a Câmara?
Além da eleição de Milton Leite para presidente, outros cargos também foram eleitos hoje. Confira abaixo:
- Presidente: Milton Leite (DEM)
- 1° vice: Rute Costa (PSDB)
- 2° vice: Atílio Francisco (Republicanos)
- 1° secretário: Alfredinho (PT)
- 2° secretário: Fernando Holiday (Novo)
- 1° suplente: George Hato (MDB)
- 2° suplente: Milton Ferreira (Podemos)
- Corregedor Geral: Gilberto Nascimento Jr. (PSC)