A manhã desta terça-feira (26) começou com dificuldade para quem precisou usar a Linha 3 – Vermelha do Metrô de São Paulo. Passageiros perceberam lentidão na circulação dos trens, resultando em filas e aglomerações nas plataformas. Segundo o Metrô SP, a falha foi ocasionada pelo roubo de 30 metros de cabos na região da estação Tatuapé.
A Linha 3-Vermelha opera com velocidade reduzida por causa do roubo de 30m de cabos na região de Tatuapé. A manutenção está trabalhando para repor o cabeamento o mais rápido possível. As integrações gratuitas com a CPTM em Tatuapé e Itaquera estão liberadas. Desculpe o transtorno
— Metrô de São Paulo (@metrosp_oficial) October 26, 2021
Furto de cabos na Linha 3 – Vermelha do Metrô causou lentidão e aglomeração na manhã desta terça

A falha no cabeamento ocorreu por volta das 5 horas. Às 7h48 o Metrô comunicou, através do Twitter, que a equipe de manutenção estava trabalhando para repor o cabeamento furtado “o mais rápido possível”. O último status foi às 11h20, com informações de que a situação estava sendo normalizada.
Quando questionado por um seguidor se o problema dos cabos furtados já havia sido resolvido, ou se ainda trabalhavam na manutenção, o Metrô respondeu que houve “uma falha em equipamento da via na estação Palmeiras Barra-Funda, por isso os trens circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada nessa região”. Avisaram também que a ocorrência já tinha sido resolvida.
26/10/2021 11:20:28 #metrosp Linha 3 – Vermelha: A circulação de trens está sendo normalizada.
— Metrô de São Paulo (@metrosp_oficial) October 26, 2021
Oi Dante, pedimos desculpa pelo transtorno. Tivemos uma falha em equipamento da via na estação P. Barra-Funda, por isso os trens circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada nessa região. A ocorrência já foi resolvida
— Metrô de São Paulo (@metrosp_oficial) October 26, 2021
Metrô de SP forneceu integração gratuita e ativou a operação Paese
Para ajudar os passageiros, o Metrô liberou a gratuidade na integração com a CPTM nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. Assim, foi possível utilizar as linhas 11 – Coral e 12 – Safira como alternativas de transporte. Além disso, a operação Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) foi acionada, minimizando os prejuízos na locomoção dos passageiros que precisaram sair da Zona Leste, com destino ao centro da cidade.
Para atender os passageiros da Linha 3-Vermelha, abrimos mais cedo a integração gratuita com a @cptm_oficial nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. Assim, as linhas 11 e 12 da CPTM são alternativa para quem vai da zona leste ao centro nesta manhã
— Metrô de São Paulo (@metrosp_oficial) October 26, 2021
Além do problema na Linha 3 – Vermelha, a Linha 1 – Azul também foi prejudicada, apresentando lentidão durante toda a manhã e início da tarde. Segundo o Metrô SP, a circulação da Linha 1 – Azul está sendo normalizada.