O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou um vídeo em homenagem ao Dia do Professor, que é celebrado hoje, 15 de outubro. A mensagem do Dia do Professor foi enviada para a deputada estadual e professora Bebel (PT-SP), postada no canal oficial no Youtube da professora Bebel e – em uma versão um pouco diferente – no canal de Lula, e exibida em sessão solene na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Lula grava mensagem do Dia do Professor

No vídeo, o ex-presidente Lula compartilha um pouco da sua relação com a educação, destacando duas professoras que foram muito importantes para ele: Dona Teresinha e Dona Zoraide. Conta também do orgulho que tem pelo que fez na educação do País, destacando o fato de ser “o único presidente da República que governou o Brasil até agora que não tem diploma universitário” e, ao mesmo tempo, entrar para a história “como o presidente que mais fez universidades na história desse país, que mais colocou estudantes para fazer universidades e que, junto com a presidente Dilma, mais fizemos escolas técnicas nesse país”.
Exaltando a profissão de professor como arte e a educação como a “coisa mais importante que um país tem que ter”, Lula afirma duvidar da existência de outra pessoa com “mais sentimento da importância de um professor e de uma professora” do que ele.
“Eu sempre tive a frustração de não ter podido estudar e eu achava que o filho do povo trabalhador tinha que ter o direito de estudar. achava que ele tinha que disputar nas mesmas condições as oportunidades que devem ser dadas a todos. Eu sonhava que o filho do trabalhador mais humilde pudesse sentar no mesmo banco da escola do filho do seu patrão, e os dois pudessem competir em igualdade de condições”, disse o ex-presidente.
Para Lula, “o maior legado que um pai ou uma mãe quer deixar para o filho é a educação, porque a educação é a certeza de que as pessoas vão vencer na vida.” Até a conclusão dessa matéria, a mensagem do Dia do Professor gravada pelo ex-presidente já tinha mais de 5 mil visualizações no Youtube. Confira, abaixo, a homenagem completa, disponível no canal do Lula: