PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Saúde

Médicos pelo Brasil: 21,5 mil vagas são abertas para o programa

medicos pelo brasil vagas

O Ministério da Saúde publicou, na última sexta-feira (03), em uma edição extra do Diário Oficial da União, um edital para o programa Médicos pelo Brasil, programa que substitui o Mais Médicos, criado em 2013 pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e descontinuado pelo governo de Jair Bolsonaro (PL). O edital oferece 21,5 mil vagas para médicos que poderão atuar em 5.233 municípios, aproximadamente, 94% dos municípios do Brasil. O principal intuito do programa é reforçar o Sistema Único de Saúde, o SUS.

O Médicos pelo Brasil tinha sido criado pelo governo Bolsonaro como o substituto do Mais Médicos em agosto de 2019, no entanto, esse é o primeiro edital de vagas para o programa. Contratos do Mais Médicos vigentes não serão cancelados. Eles continuam até a data acordada.

medicos pelo brasil novas vagas
Cerimônia de lançamento do Médicos do Brasil (1/08/2019). Na foto vemos Joice Hasselmann, Luiz Henrique Mandetta, Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão. (Foto: Marcos Corrêa/PR)

Para os médicos selecionados no programa, serão oferecidos formação em medicina de família e comunidade, avaliação de desempenho, possibilidade de contratação por meio do regime CLT, a progressão de carreira (para diminuir a rotatividade) e gratificação para atuar em áreas remotas e de saúde indígena.

“A recomendação é que os gestores não percam a oportunidade de levar saúde e a presença de médicos qualificados para atender com dignidade o cidadão”, afirma Raphael Câmara, secretário de Atenção Primária da pasta. De acordo com apuração da Agência Brasil, ele preside o Conselho Deliberativo da Agência de Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps), que deve comandar o programa, que vai ter orçamento de R$ 1,2 bilhão em seu primeiro ano.

Para a seleção de munícipios para o programa, foram levados em conta a alta vulnerabilidade de algumas cidades e o fato de vários estarem em áreas rurais remotas e de difícil acesso. É possível conferir todos os munícipios selecionados aqui.

 

 

Related posts

Anvisa autoriza Coronavac para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos

João Baricatti

Latam cancela voos após aumento de casos de covid-19 e influenza

Rafaele Oliveira

Aprovação do Governo Bolsonaro cai para 19%, a menor desde o início do mandato

Rafael Bruza

Leave a Comment