PORTAL DEMOCRACIA
Esporte

Maurício Souza: patrocinadores repudiam falas homofóbicas do jogador

mauricio souza homofobico

Há mais ou menos 15 dias, a DC, editora de quadrinhos estadunidense, anunciou que Jon Kent, filho de Clark Kent, o álter-ego do Superman é bissexual. A noticia foi muito comemorada pois, é um indicativo de que são novos tempos na editora, apostando mais na inclusão e na representatividade. No entanto, isso não agradou todos. Uma das pessoas que se incomodou com o anúncio foi Maurício Souza, jogador de vôlei do Fiat Gerdau Minas, que fez diversas postagens de cunho homofóbico.

No post, o jogador criticou a decisão da editora, ironizando: “A é só um desenho, não é nada demais 🤨🤐
Vai nessa que vai ver onde vamos parar…” 

O jogador sempre fez postagens de cunho bolsonarista e nunca escondeu seu apoio ao presidente. No entanto, essa sua postagem viralizou, trazendo mais atenção as outras publicações. Com isso, patrocinadores do clube onde joga se manifestaram em repúdio as postagens.

Notas de repúdio

Quem se manifestou primeiro foi a torcida organizada independente do Minas que, através de nota, declarou que vai ignorar o jogador a partir de agora: “”A Independente se manifesta de forma a repudiar os comportamentos e adotará a postura de invisibilizá-lo. A comitiva da Independente decidiu que irá ignorar o atleta Maurício Souza nas redes sociais, jogos e manifestações. O apoio ao time, ao projeto e aos demais atletas permanecerá como sempre. O que homofóbicos querem é palco para reverberar seus preconceitos, e não será por meio de nós que isso ocorrerá. Quando um torcedor é discriminado, para nós, é como se todos fossem”, afirmaram na nota.

Já a Fiat, maior patrocinadora do time, indicou seu repúdio as postagens e solicitou as medidas cabíveis ao clube: “Em relação às recentes declarações do jogador Maurício Souza, da equipe de vôlei Fiat  Minas Gerdau, a Fiat declara seu repúdio a toda e qualquer expressão de cunho homofóbico, considerando inaceitáveis ​​como manifestações movidas por preconceito, ímpeto desrespeitoso ou excludente  e à inclusão. Assim, a Fiat repudia qualquer tipo de declaração que promova ódio, exclusão ou redução da pessoa humana e espera que a instituição tomo as medidas cabíveis e necessárias no espaço mais curto de tempo possível”

mauricio souza bolsonaro
Maurício sempre se mostrou um grande apoiador do Bolsonaro. (Foto: Reprodução/Instagram)lks

Gerdau, empresa que também é uma das principais patrocinadoras da equipe, sinalizou seu repúdio e infelicidade com as postagens: “A Gerdau repudia qualquer tipo de manifestação de cunho preceituoso ou homofóbico. Sobre as declarações recentes do atleta Maurício Souza, jogador do Fiat/Gerdau/Minas, a empresa já pediu a posição oficial do clube sobre as tratativas necessárias ao caso para adotar as medidas cabíveis, o mais breve possível. A Gerdau reforça o seu compromisso com a diversidade e inclusão, um valor inegociável para a companhia. A empresa ressalta que decidiu patrocinar os times masculino e feminino do Minas, também pelo poder de inclusão da modalidade, que inclui atletas que representam bem a diversidade brasileira”

Já o clube mineiro afirmou que já está tratando o ocorrido de maneira interna, além de se posicionar contra as falas do jogador. “O Minas Tênis Clube está ciente do posicionamento público do atleta Maurício Souza, do Fiat Gerdau Minas. Todos os atletas federados à agremiação têm liberdade para se expressar livremente em suas redes sociais. O clube é apartidário, apolítico e preocupa-se com a inclusão, diversidade e demais causas sociais. Não aceitamos manifestações homofóbicas, racistas ou qualquer manifestação que fira a lei”.

O jogador continua fazendo posts pró-bolsonaro em seu Instagram e, aparentemente, continua vinculado ao clube.

Douglas Souza se pronuncia

Douglas Souza, parceiro de Maurício na seleção, é um jogador de vôlei gay. Ele luta por um ambiente mais inclusivo e menos homofóbico. Douglas, desde o primeiro momento de posicionou contra esses posts e, com as recentes declarações dos patrocinadores, foi ao Twitter, comemorar o posicionamento:

Related posts

Leonardo Gaciba é demitido do comando de arbitragem da CBF

João Baricatti

Por decisão da Disney, ESPN Brasil é encerrada e Trajano lamenta

Rafaele Oliveira

Globo evita responder se Galvão chamou Neymar de “idiota”

Rafael Bruza

Leave a Comment