Diante da recente alta de casos no Distrito Federal, principalmente pela influência da nova variante do Coronavírus, a Ômicron, o governo do DF decidiu voltar atrás com e determinar a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos na capital. A nova medida foi anunciada pelo chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, durante uma entrevista coletiva realizada na tarde dessa quarta-feira (19).
A medida também foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial do DF, e a nova regra passa a valer imediatamente. O decreto foi assinado pelo governador em exercício, Paco Britto (Avante), já que, o governador do estado, Ibaneis Rocha (MDB), está de férias.
Segundo o decreto, a partir de agora, máscaras devem ser utilizadas “em todos os espaços públicos, inclusive em ambientes ao ar livre, vias públicas, equipamentos de transporte público coletivo, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços e nas áreas de uso comum dos condomínios residenciais e comerciais“.
A obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos tinha caído em novembro de 2021, diante da queda do número de casos no DF. Mesmo com a queda, o uso permaneceu obrigatório para locais fechados.
Essa é a terceira medida do governo da cidade com objetivo de parar as infecções no Distrito Federal. Ainda nessa quarta, o Executivo proibiu aglomeração de pessoas e vetou pistas de dança em estabelecimentos como bares, restaurantes e casas noturnas, além de shows e festivais. Já na semana passada, o governo proibiu eventos com a cobrança de ingresso (Cinemas, teatros e bares estão fora dessa restrição).
“Alguns estabelecimentos, e infelizmente a conduta dessas pessoas repercute em todo o seguimento, tentaram fazer com que o decreto não tivesse aplicabilidade. Pararam de cobrar ingresso, mas aumentaram o preço da bebida para compensar. Isso é claramente uma tentativa de impedir a aplicabilidade do decreto“, disse Gustavo Rocha sobre as novas restrições.

Novas regras para o uso de máscaras
O decreto, além de fazer o uso de máscaras voltar a ser obrigatório em ambientes externos, também trouxe novas regra. Confira:
- Em atividades coletivas de cinema, circo e teatro, de qualquer natureza, tanto em locais abertos quanto fechados, fica proibida a entrada e a permanência de pessoas que não estiverem utilizando máscara de proteção facial.
- Já em eventos esportivos, tanto em locais abertos quanto fechados, somente os atletas em jogo e a arbitragem terão permissão para permanecer sem máscaras no tempo das competições.
- Nas apresentações de música ao vivo, os integrantes da banda devem usar máscaras, com exceção dos vocalistas e instrumentalistas que executem instrumentos musicais de sopro.