PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Pandemia Saúde

Máscaras voltam a ser obrigatórias em lugares abertos no DF

pandemia

Diante da recente alta de casos no Distrito Federal, principalmente pela influência da nova variante do Coronavírus, a Ômicron, o governo do DF decidiu voltar atrás com e determinar a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos na capital. A nova medida foi anunciada pelo chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, durante uma entrevista coletiva realizada na tarde dessa quarta-feira (19).

A medida também foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial do DF, e a nova regra passa a valer imediatamente. O decreto foi assinado pelo governador em exercício, Paco Britto (Avante), já que, o governador do estado, Ibaneis Rocha (MDB), está de férias.

Segundo o decreto, a partir de agora, máscaras devem ser utilizadas “em todos os espaços públicos, inclusive em ambientes ao ar livre, vias públicas, equipamentos de transporte público coletivo, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços e nas áreas de uso comum dos condomínios residenciais e comerciais“.

A obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos tinha caído em novembro de 2021, diante da queda do número de casos no DF. Mesmo com a queda, o uso permaneceu obrigatório para locais fechados.

Essa é a terceira medida do governo da cidade com objetivo de parar as infecções no Distrito Federal. Ainda nessa quarta, o Executivo proibiu aglomeração de pessoas e vetou pistas de dança em estabelecimentos como bares, restaurantes e casas noturnas, além de shows e festivais. Já na semana passada, o governo proibiu eventos com a cobrança de ingresso (Cinemas, teatros e bares estão fora dessa restrição).

Alguns estabelecimentos, e infelizmente a conduta dessas pessoas repercute em todo o seguimento, tentaram fazer com que o decreto não tivesse aplicabilidade. Pararam de cobrar ingresso, mas aumentaram o preço da bebida para compensar. Isso é claramente uma tentativa de impedir a aplicabilidade do decreto“, disse Gustavo Rocha sobre as novas restrições.

mascara sao paulo
Uso de máscaras volta a ser obrigatório no DF (Imagem: Istock)

Novas regras para o uso de máscaras

O decreto, além de fazer o uso de máscaras voltar a ser obrigatório em ambientes externos, também trouxe novas regra. Confira:

  • Em atividades coletivas de cinema, circo e teatro, de qualquer natureza, tanto em locais abertos quanto fechados, fica proibida a entrada e a permanência de pessoas que não estiverem utilizando máscara de proteção facial.
  • Já em eventos esportivos, tanto em locais abertos quanto fechados, somente os atletas em jogo e a arbitragem terão permissão para permanecer sem máscaras no tempo das competições.
  • Nas apresentações de música ao vivo, os integrantes da banda devem usar máscaras, com exceção dos vocalistas e instrumentalistas que executem instrumentos musicais de sopro.

Related posts

Arnaldo Jabor é internado no Hospital Sírio-Libanês após sofrer AVC

Rafaele Oliveira

Em visita à Hungria, Bolsonaro divulga fake news sobre a Amazônia

Rafaele Oliveira

Em vídeo, Bolsonaro sorri ao falar que vacinados podem morrer

Rafaele Oliveira

Leave a Comment