PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Pandemia

Máscara não será obrigatória ao ar livre em São Paulo a partir de 11/12

mascara sao paulo

Foi anunciado nessa quarta-feira (24), pelo Governo do Estado de São Paulo, que o uso o uso de máscaras deixará de ser obrigatório em ambientes externos a partir do dia onze de dezembro (11/12). O uso de máscaras continua obrigatório para áreas internas e transporte público, isso inclui, por exemplo, as estações da linha Esmeralda da CPTM que, por mais que sejam abertas, o uso de máscara permanece obrigatório nas plataformas de embarque.

O anúncio foi feito pelo governador do Estado, João Doria (PSDB), em coletiva de imprensa concedida no início da tarde dessa quarta-feira. A novidade vai contra um anúncio anterior feito pela gestão estadual, que tinha estipulado uma série de metas que deveriam ser batidas para São Paulo começar a flexibilizar o uso de máscaras. Mesmo sem ter batido as metas, a flexibilização aconteceu e foi aprovada pelo Comitê Científico, mesmo em meio a alta de casos no estado.

doria mascara sp
João Doria fez o anúncio em coletiva de imprensa (Imagem: Reprodução/ Governo do Estado de São Paulo)

A média móvel de mortes diárias está, hoje (24/10), em 61. Número 34% maior do que o registrado duas semanas atrás. Esse dado pode indicar uma possível nova onda no Estado. A média de casos está em 1289, 10% a mais do que o registrado há duas semanas.

As metas para a flexibilização do uso de máscara

Em outubro, o governo de São Paulo definiu metas para iniciar a flexibilização do uso de máscaras no Estado. Esses eram os objetivos:

  • 75% da população vacinada (duas doses)
  • Média diária de casos abaixo de 1.100
  • Média diária de mortes abaixo de 50
  • Média diária de internações abaixo de 300

No entanto, São Paulo não atingiu nenhum desses objetivos:

  • Apenas 74,5% da população está vacinada (duas doses)
  • Média diária de casos: 1.289
  • Média diária de mortes: 61
  • Média diária de internações: 318

Na coletiva, Doria anunciou que, segundo previsões, o Estado deve alcançar 75% da população vacinada amanhã (quinta-feira/25).

Mesmo essa sendo uma decisão do governo do Estado, as prefeituras municipais têm autonomia de liberar ou não o uso de máscaras. As que desejarem, podem seguir com o uso obrigatório por mais tempo.

 

Related posts

Arnaldo Jabor, jornalista e cineasta, morre aos 81 anos após AVC

Rafaele Oliveira

Negociando com Eduardo Paes, Ciro Gomes diz que Freixo se tornou “só um cara lulista”

Rafael Bruza

Moradores relatam que policiais fizeram festa antes e depois da chacina em São Gonçalo

Rafael Bruza

Leave a Comment