PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Pandemia

Mario Frias proíbe passaporte da vacina em eventos culturais

mario frias vacina

Na manhã dessa segunda-feira (8), a Secretária da Cultura, chefiada por Mario Frias, publicou uma portaria, no diário oficial da união que proíbe a exigência do passaporte da vacina em eventos culturais financiados pela Lei Rouanet. Segundo a portaria: “Fica vedado pelo proponente a exigência de passaporte sanitário para a execução ou participação de evento cultural a ser realizado, sob pena de reprovação do projeto cultural e multa”

passaporte vacina mario frias
Mario Frias sempre se mostrou contrario ao passaporte da vacina Foto: Roberto Castro/ Mtur

Agora, os produtores culturais terão que adequar os projetos à medida, mesmo que o evento seja em estados e municípios que adotaram o “passaporte da vacina”, que solicita a apresentação da carteira de vacinação contra a Covid-19 para a entrada nos espetáculos. Por ser uma lei federal, ela “passa por cima” das outras. Bolsonaro e outros apoiadores do governo tem feito diversos ataques ao passaporte nos últimos dias.

“A proibição do famigerado Passaporte de Vacinação, nos projetos da Lei Rouanet, visa garantir que medidas autoritárias e discriminatórias não sejam financiadas com dinheiro público federal e violem os direitos mais básicos da nossa civilização”, disse Mario Frias no seu Twitter.

Ainda segundo o decreto, projetos que provarem outros métodos de prevenção e medidas de segurança terão prioridade no processo de seleção da lei: “tais como, aferição de temperatura, exame de testagem para covid e uso de materiais de higiene, terão prioridade na análise de homologação de admissibilidade”

Mario Frias já tinha criticado o passaporte

Em setembro desse ano, Mario Frias chegou a tweetar que o passaporte da vacina é “abominável”. “Nenhum prefeito irá decidir o que os órgãos vinculados a mim irão ou não fazer. Não aceitarei fazer parte do teatrinho autoritário sanitarista. Nas entidades vinculadas da Cultura, não iremos adotar o abominável passaporte de vacinação, ponto final”, disse ele no tweet.

Related posts

Márcio França diz que pesquisas vão definir se ele ou Haddad serão candidatos em SP

Rafael Bruza

Boris Johnson pede desculpa por ter participado de festa durante lockdown

João Baricatti

Anvisa sofre ameaças por aprovar Coronavac para crianças

Rafael Bruza

Leave a Comment