Wagner Moura, ator e diretor do filme documental Marighella, falou em entrevista nesta segunda-feira (01) ao Programa Roda Viva, da TV Cultura, que não responderia a um comentário feito por Sérgio Camargo, presidente da Fundação Cultural Palmares, quando este disse que Marighella é racista por ter escalado “um ator preto para um papel de um psicopata comunista”. Moura completou, afirmando não ter nenhum respeito por declarações vindas de pessoas que fazem parte do governo atual – o que inclui Marcos Frias.
“Eu não tenho nenhum respeito por nenhuma declaração que venha de qualquer pessoa que faça parte desse governo. Nem esse cara [Sérgio Camargo] nem aquele outro da Secretaria da Cultura [Marcos Frias]. Eu não vou comentar porque não respeito. A gente precisa escolher os combates”, disse o diretor.
Somos dois então. Não sinto nada além de desprezo por esse sujeito patético que bate palma pra bandido! pic.twitter.com/bgMWEvmJjn
— MarioFrias (@mfriasoficial) November 2, 2021
A publicação de Frias foi retuitada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), que escreveu simplesmente “Somos três”, referindo-se ao sentimento de desprezo e à falta de respeito. Frias retuitou o colega, completando: “Esse sujeito defende ditadores e brandidos. Definitivamente eu não respeito. Desprezo!”
Esse sujeito defende ditadores e brandidos. Definitivamente eu não respeito. Desprezo! https://t.co/rxsFYzoA3n
— MarioFrias (@mfriasoficial) November 2, 2021
Outros tweets com ataques à Wagner Moura foram feitos na conta oficial do secretário especial. Entre outros adjetivos, Frias o chama de chorão, negando que houve censura ao filme Marighella, como o diretor afirmou. Apoiadores do atual governo curtiram e retuitaram as publicações do secretário.

Marighella (2019)
Vale lembrar que Marighella, a estreia do ator Wagner Moura como diretor, sofreu ataques na Internet, antes mesmo de sua estreia. No site IMDb (Internet Movie Database), especialista em análises e críticas cinematográficas, o longa sobre o guerrilheiro comunista Carlos Marighella soma mais de 47 mil avaliações e atualmente tem nota 6,5, de 10. O longa chega nesta semana aos cinemas brasileiros.