PORTAL DEMOCRACIA
Cultura

Marighella: filme de Wagner Moura sofre ataques antes da estreia

marighella

O filme Marighella, estreia do ator Wagner Moura como diretor, tem sofrido ataques na Internet, antes mesmo de sua estreia. No site IMDb (Internet Movie Database), especialista em análises e críticas cinematográficas, o longa sobre o guerrilheiro comunista Carlos Marighella já soma 45 mil avaliações e nota 3,6, de 10.

Marighella

Marighella conta a história de Carlos Marighella (interpretado por Seu Jorge), o líder revolucionário, político, escritor e guerrilheiro que, em 1969, agiu contra a ditadura militar brasileira. Confira a sinopse oficial:

Comandando um grupo de jovens guerrilheiros, Marighella tenta divulgar sua luta contra a ditadura para o povo brasileiro, mas a censura descredita a revolução. Seu principal opositor é Lúcio, policial que o rotula como inimigo público.
Com direção de Wagner Moura e grandes nomes do cinema nacional no elenco – entre outros, Seu Jorge, Adriana Esteves e Bruno Gagliasso -, Marighella passou por vários adiamentos. O filme, que é baseado na biografia Marighella: O guerrilheiro que incendiou o mundo, do escritor Mário Magalhães, foi exibido no Festival Internacional de Berlim, em fevereiro de 2019. A partir de então, a produção tem sido alvo de ataques.

Ataques ao filme

marighella
Pôster de Marighella. | Foto: Reprodução
No site do IMDb, os ataques relacionados ao projeto e seus ideais começaram em 2019. Na época, mais de 15 mil avaliações  deram ao longa a nota 2,8. No entanto, após identificarem que os comentários negativos estavam sendo feitos por robôs coordenados por apoiadores do atual governo, a plataforma derrubou as avaliações.
Em entrevista ao portal Splash, do Uol, o diretor Wagner Moura falou sobre as novas ofensas. Segundo ele, os ataques são significativos e dizem “mais sobre o estado das coisas no Brasil, do que sobre o filme que fizemos.” Moura espera que o IMDb desative as avaliações vindas de robôs.

“Gosto do fato de o filme incomodá-los ao ponto deles organizarem suas milícias digitais para dar notas baixas a uma produção que ainda não estreou. Mas, claro, sobretudo lamento termos que passar por isso. Da última vez o IMDb entendeu o que estava acontecendo e derrubou a ação dos robôs da milícia. Espero que o façam de novo”, concluiu.

Marighella chega aos cinemas brasileiros no dia 4 de novembro.

Related posts

The Beatles: Disney+ divulga primeiro trailer de “Get Back”!

João Baricatti

Lollapalooza: Festival anuncia programação da edição 2022!

João Baricatti

Rock In Rio 22: Coldplay toca no Palco Mundo no dia 10 de setembro

João Baricatti

Leave a Comment