O ex-governador de São Paulo e pré-candidato a um novo mandato no governo da capital paulista, Márcio França (PSB) é um dos alvos de uma operação da Polícia Civil de São Paulo, que investiga supostos desvios na área da saúde. As informações são do G1.
A operação policial faz parte da Operação Raio-Xi, que investiga crimes de peculato, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Fazem parte da operação a Polícia Civil de São Paulo, o Ministério Público e a Corregedoria Geral da Administração.
A a Secretaria da Segurança Pública (SSP) disse ao G1 que “as investigações tramitam sob segredo de Justiça e mais detalhes serão preservados para garantir a autonomia do trabalho policial.” Segundo apurado pela polícia, membros de uma organização criminosa desviaram dos cofres públicos cerca de R$ 500 milhões, que teriam como destino serviços de saúde.
Conforme a reportagem, os policiais estão cumprindo nesta quarta-feira (05) 34 mandados de busca e apreensão nas regiões de Araçatuba, Bauru, Baixada Santista, Campinas, capital paulista e Presidente Prudente. Entre eles, estariam endereços ligados a Márcio França nas regiões de São Vicente, na Baixada Santista, e na Vila Mariana, na Zona Sul de São Paulo. Cláudio França, irmão de Márcio, também é um dos alvos.
O que Márcio França diz sobre a operação
Márcio França usou o seu perfil no Twitter para se pronunciar sobre o caso. Para ele, essa é “uma operação política e não policial”, já que entramos em um ano eleitoral. Aproveitou também para se declarar inocente das acusações.
“Ela [a operação] é, evidentemente, de cunho político eleitoral. Não tenho ou tive qualquer relação comercial ou advocatícia com as pessoas jurídicas e físicas que são alvo da investigação”, escreveu o político.
Para França, essa é a primeira “operação política de 2022”, o que explicaria a “trapalhada, por falsas alegações, que determinadas ‘autoridades’, com ‘medo de perder as eleições’, tenham produzido os fatos ocorridos nesta manhã em minha casa.”
Eu não sou alvo de nenhuma operação, pois sou advogado particular, não tenho relações nem vínculo com serviços públicos. Não tenho relação com a área médica ou de saúde.
Tenho 40 anos de vida pública, não respondo a nenhum processo criminal.
— Márcio França 40 (@marciofrancasp) January 5, 2022