PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Política

Lula sobre Alckmin: “Quem vai dizer se a gente pode se juntar ou não é o meu partido e o partido dele”

lula-sobre-alckmin-quem-vai-dizer-se-a-gente-pode-se-juntar-ou-nao-e-o-meu-partido-e-o-partido-dele

Com informações do Poder 360 Em jantar com advogados, juristas, políticos e personalidades neste domingo (19), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que uma eventual aliança com o ex-governador de São Paulo Gelaldo Alckmin (PSDB) será decidida por seu partido e a futura sigla do ex-tucano.

Lula lembrou em discurso que Alckmin ainda não se filiou a uma nova legenda, após sair do PSDB na semana passada.

“Quem vai dizer se a gente pode se juntar ou não é o meu partido e o partido dele. Então, nós temos que ter paciência. Nada acontece para um vice antes de acontecer para um presidente”, disse Lula.

O futuro partido do ex-governador é tratado como uma questão chave para a formação da aliança.

O jantar do Grupo Prerrogativas marcou o primeiro encontro encontro público entre Lula e Alckmin, desde que começaram as costuras nos bastidores para viabilizar a formação de uma chapa presidencial entre eles. O ex-presidente brincou com a repercussão do encontro.

“É engraçado, porque a imprensa brasileira está tão nervosa com uma foto minha com o Alckmin. Eu fui presidente da República, o Alckmin foi governador. Eu estive 600 vezes com o Alckmin. Nunca ninguém pediu para tirar fotografia com o Alckmin”, disse.

Lula voltou a repetir que não decidiu se disputará as eleições de 2022, apesar de discursar em tom de campanha.

“Eu sei que o Brasil que eu vou pegar em 2023 é muito pior que o Brasil que eu peguei em 2003. Eu tenho muita responsabilidade e eu não quero brincar com o povo brasileiro”, afirmou.

Indiretamente, Lula também relativizou o histório de críticas que Alckmin tem contra ele por ter sido rival eleitoral direto em 2006 e um dos principais líderes do PSDB – partido que disputou o segundo turno das eleições presidenciais contra o PT em 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014.

Citando o economista Antônio Delfim Netto e o falecido cantor Agnaldo Timóteo (1936-2021), o ex-presidente disse que aprendeu a respeitar quem falou mal dele nas últimas décadas, mas o defenderam de ataques que consideravam injustos.

Lula chegou no restaurante A Figueira Rubaiyat, em São Paulo, por volta das 19h20 e entrou pela porta dos fundos, distante de jornalistas. Alckmin também chegou de forma discreta.

Lula cumprimentou o ex-governador com um abraço. Ambos apertaram as mãos e posaram para o fotógrafo oficial do ex-presidente, Ricardo Stuckert.

Dentro do restaurante, havia uma área reservada a Lula, Alckmin e outros políticos. Lula e Alckmin se sentaram na mesma mesa do local, que foi cercado por um biombo.

Dúvidas sobre o futuro partido de Alckmin

A ideia de entusiastas da chapa Lula-Alckmin é juntar o líder das pesquisas e um nome de centro-direita que relativize a oposição ao petista neste espectro político – especialmente entre empresários, considerando que Lula busca alguém com boas relações neste setor, como fez no passado com José de Alencar, seu antigo vice.

Uma das possibilidades para a concretização da aliança é que Alckmin se filie ao PSB e se torne pré-candidato à Vice-Presidência da República pelo partido. O PSB a sua vez, neste sentido, fecharia acordos regionais com o PT em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Acre e Rio Grande do Sul – com o PT desistindo de lançar candidato a governador nestes estados.

Mas, apesar das conversas terem avançado nos demais 4 estados, esta hipótese possui entraves, pois tanto o ex-prefeito de SP, Fernando Haddad (PT), quanto o ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), pretendem concorrer ao Governo do Estado de SP em 2022 e nenhum dos dois demonstra intenção de desistir da candidatura.

No jantar do Prerrogativas, ventilou-se a informação de que Lula prefere Alckmin no PSD de Gilberto Kassab.

Neste sentido, ou o PT pressionaria o PSB a desistir da candidatura de Márcio França ou a fecharia a aliança com Alckmin no PSD, ampliando o número de partidos que apoiam sua candidatura.

Related posts

BBB 22: supostos participantes bolsonaristas são ‘cancelados’ na web

Rafaele Oliveira

Covid-19: nos EUA, homem morre após tratamento com ivermectina

Rafaele Oliveira

Biden xinga repórter sem notar microfone aberto (vídeo)

Rafael Bruza

Leave a Comment