Em entrevista à portais de jornalismo alternativo nesta quarta-feira (19) em um hotel em São Paulo, o ex-presidente Lula (PT) afirmou não ver “problema” em fechar a possível aliança com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (sem partido).
Lula começou sua declaração sobre Alckmin ressaltando que o ex-governador ainda não escolheu seu futuro partido – Alckmin saiu do PSDB após 33 anos na legenda e seu rumo partidário é considerado chave para a eventual união com Lula.
“Só não temos falado do assunto o Alckmin e eu. Você vê todo mundo dar palpite, mas não vê uma fala minha e do Alckmin. Por uma razão simples: ele saiu do PSDB e não definiu para onde ele vai. E eu não defini se sou candidato. Então não pode ter candidato nem vice”, afirmou o ex-presidente.
Lula agora à mídia progressista: “Eu não terei nenhum problema se tiver que fazer uma chapa com Alckmin para ganhar as eleições e para governar esse país” pic.twitter.com/w0ErKEyWgJ
— Aquiles (@linsaquiles) January 19, 2022
Na sequência, Lula afirmou que é “candidato pra ganhar as eleições” e apontou que precisa fazer alianças para poder governar, caso vença.
“Não sou candidato para ser protagonista, sou candidato para ganhar as eleições, e num momento em que o Brasil está infinitamente pior do que em 2003, quando tomei posse. Ganhar as eleições é mais fácil que governar, e governar significa que você tem que adquirir uma possibilidade muito grande de conversar com as pessoas. Por isso precisamos fazer alianças”, declarou.
O ex-presidente também afirmou que deixa de lado suas divergências com Alckmin e não vê problemas em se aliar com o ex-governador, que foi seu rival eleitoral direto no segundo turno das eleições presidenciais de 2006.
“Temos divergências? Temos. Por isso pertencemos a partidos diferentes. Temos visões de mundo diferentes, mas isso não impede que se construa a possibilidade das divergências serem colocadas em um canto e você colocar as convergências em um outro canto para poder governar. Não terei nenhum problema se tiver que fazer uma chapa com o Alckmin para ganhar as eleições e poder governar esse país”, afirmou.
“O vice tem que ajudar a governar”, concluiu.