PORTAL DEMOCRACIA
Cultura

Letieres Leite, maestro da Orkestra Rumpilezz, morre aos 61 anos

letieres leite

O músico, compositor, maestro e fundador da big band Orkestra Rumpilezz, Letieres Leite morreu nesta quarta-feira (27) na cidade de Salvador, onde nasceu e morou durante toda a sua vida. A informação foi confirmada pelo produtor executivo do Instituro Rumpilezz, Mauro Rodrigues, e divulgada pela Folha.

Morre Letieres Leite, maestro da Orkestra Rumpilezz

letieres leite
Morre músico Letieres Leite aos 61 anos. | Foto: Reprodução/ Gustavo Mões

A causa da morte de Letieres, de 61 anos, ainda não foi informada oficialmente, mas especula-se que o maestro tenha falecido por complicações da covid-19. Informações sobre o velório e o enterro também não haviam sido divulgadas até a publicação desta matéria.

Nas redes sociais, muitos artistas e fãs prestaram homenagens ao músico. A cantora Ivete Sangalo, amiga e parceira musical de Letieres por mais de 12 anos, fez uma emocionante postagem em sua conta oficial no Instagram. Foi Letieres o responsável pelos arranjos musicais de muitos sucessos da artista, como “Abalou“, “Festa“, “Empurra-empurra” e “Tô na rua“.

“Estou triste por sua partida. Não esquecerei jamais as inúmeras contribuições à música e à minha carreira, pois o seu talento é poderoso demais. Nossas viagens e nossos segredos. Te amo maestro, por tudo e por nossa amizade eterna. Siga em paz”, escreveu Ivete.

Além de Ivete, artistas como o rapper Emicida, as cantoras Daniela Mercury e Pitty e o compositor Pedro Luis também lamentaram a perda do compositor. O governador da Bahia, Rui Costa (PT) e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM) também se solidarizaram com a morte de Leite.

Orkestra Rumpilezz

Fundada em 2006 por Letieres, a Orkestra Rumpilezz foi inspirada nos ritmos sacros do candomblé, mesclando instrumentos de sopro e percussão, a fim de dar à música ancestral baiana uma roupagem harmônica moderna, sob grande influência do jazz moderno.

O nome Rumpilezz vem da união de três atabaques do candomblé: rum, rumpi e lé, finalizado com as últimas letras da palavra jazz. Além de reger a orquestra, Letieres Leite também criou o conceito, composições e os arranjos da banda.

Related posts

Marília Mendonça e mais quatro pessoas morrem em acidente de avião

Rafaele Oliveira

Mário Frias bloqueia jornalistas nas redes para fugir de acusações

Rafael Bruza

Discovery+ chega ao Brasil com “Largados e Pelados” e muito mais

Rafaele Oliveira

Leave a Comment