PORTAL DEMOCRACIA
Esporte Manchete

Leonardo Gaciba é demitido do comando de arbitragem da CBF

cbf caciba

Foi anunciado, na manhã dessa sexta-feira (12), que Leonardo Gaciba não é mais presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, a Confederação Brasileira de Futebol). A decisão foi tomada e anunciada pelo presidente interino da entidade, Ednaldo Rodrigues, que estava em São Paulo, na Neo Química Arena, na noite de ontem, para acompanhar o jogo entre Brasil e Colômbia, válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar de 2022.

Por enquanto, quem assume a posição de Leonardo Gaciba dentro da entidade é Alício Pena Júnior, ex-árbitro, e atual vice da Comissão de Arbitragem. Ele deve seguir no cargo, pelo menos, até o final do Campeonato Brasileiro desse ano.

O estopim para o desligamento de Leonardo Gaciba da entidade foram os acontecimentos do jogo entre Flamengo e Bahia, que aconteceu no Maracanã, na noite de ontem (11). O que aconteceu foi que o árbitro acabou marcando um pênalti inexistente para o time rubro-negro. A bola claramente tocou no peito de Conti, zagueiro do Bahia e, mesmo com revisão do VAR, ele optou por ainda marcar a penalidade máxima a favor do time carioca. Is

A entidade já está buscando um novo substituto definitivo para tomar o lugar de Gaciba no comando da arbitragem e reformular a comissão já em janeiro. A ideia era substituir Gaciba no começo do próximo ano, mas devido as frequentes falhas de arbitragens recentes, o presidente interino tomou a decisão de tirá-lo mais cedo.

Leonardo Gaciba cbf
Leonardo Gaciba não é mais presidente da Comissão de Arbitragem da CBF (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Leonardo Gaciba estava no cargo desde 2019 e entrou para dar uma visão mais “moderna” para a arbitragem.

Confira nota da CBF sobre a saída de Gaciba

A CBF falou um pouco, em nota, sobre o desligamento do árbitro da entidade. Confira:

“A Confederação Brasileira de Futebol informa que, nesta data, deu início a um processo de reformulação na estrutura da arbitragem brasileira, que começa com a substituição do comando de sua Comissão de Arbitragem.

O Presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues Gomes, conversou com o Presidente da Comissão de Arbitragem, Leonardo Gaciba, nesta sexta-feira (12) e o entendimento mútuo foi pela necessidade de uma mudança, com a implementação de novos procedimentos visando maximizar os acertos e minimizar os erros de todos os envolvidos.

A CBF agradece a Leonardo Gaciba pelo empenho e pela forma altiva e incansável com que exerceu a Presidência da Comissão de Arbitragem da CBF.

Assumirá a função interinamente, até a conclusão das competições da temporada 2021, o atual Vice-Presidente da Comissão de Arbitragem, Alício Pena Júnior, a quem o Presidente Ednaldo Rodrigues parabeniza, desejando sucesso no cargo e colocando a estrutura da entidade à inteira disposição da Comissão de Arbitragem para o constante aperfeiçoamento e desenvolvimento da arbitragem nacional”.

Related posts

Aliados temem Alckmin no ostracismo caso chapa com Lula fracasse

Rafael Bruza

Entidades judaicas cobram retirada de patrocínios do Flow após Monark defender legalização de Partido Nazista

Rafael Bruza

Despertador recebe Jerônimo Goergen, Lenio Streck, Vecina e Jacqueline Muniz para debater governo Bolsonaro e PEC dos Precatórios

Bruna Pannunzio

Leave a Comment