PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Política

Eduardo Leite pediu para Doria adiar início da vacinação em SP

eduardo leite doria

Em entrevista concedida à Folha de SP, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), falou sobre diversos assuntos. A entrevista não tinha uma pauta certa, no entanto, a conversa acabou tomando outro rumo quando João Doria se tornou um dos assuntos e um episódio protagonizado pelos governadores veio à tona:

No dia 17 de janeiro, dia em que a vacinação começou no estado de São Paulo, o governador gaúcho teria ligado para o governador paulista pedindo para que Doria adiasse a vacinação, dando início ao processo em uma data alinhada ao governo federal.

Segundo Leite, a ligação ocorreu por pedido de Luiz Eduardo Ramos, hoje ministro da Secretária-Geral da União e, na época, secretário do Governo. Ele afirma que concordou com a ideia pois acreditava que, para o plano de vacinação dar certo, seria necessário uma coordenação nacional.

“Houve uma conversa nessa direção, não foi um pedido de intervenção, mas um pedido de reflexão. Talvez tivesse sido positivo ao país que se fizesse um esforço de coordenação e engajamento, já que era uma questão nacional. Mas é um episódio superado.”, disse Leite sobre o episódio em questão.

eduardo leite doria
Doria e Leite disputam protagonismo dentro do PSDB (Imagem: Divulgação)

Prévias do PSDB foram marcadas por atritos entre Doria e Leite

Nessa segunda feira (15), aliados de Eduardo Leite pediram o adiamento das prévias do partido. De acordo com eles, o aplicativo no qual a votação seria realizado não era seguro, o que poderia colocar em dúvida a verdadeira legitimidade da votação. João Doria e Arthur Virgílio Neto, além das suas alianças dentro do partido, entenderam isso como uma tentativa de golpe. Após muita discussão, que reforça as rachas internas do PSDB, o aplicativo foi mantido.

Por mais que Doria seja o nome mais forte e deva concorrer à presidência pelo partido, Leite é um nome que tem chamado a atenção por estar mais aberto a fazer alianças com a terceira via. Segundo o gaúcho, ele sente que isso é uma falha do tucano paulista: “É nítido que o governador João Doria coloca um projeto pessoal acima de um projeto partidário ou para o Brasil. Não tem como dizer que essa pretensão pessoal esteja devidamente medida.

Eduardo Leite teria ligado por pedido de Luiz Eduardo Ramos (Imagem: José Cruz/Agência Brasil)

Related posts

Relatório confirma importância da dose de reforço contra Ômicron

João Baricatti

Bolsonaro corrige apoiadores que citaram fake news sobre abuso de crianças e incesto (vídeo)

Rafael Bruza

Conselheiro tutelar que mandou foto da filha armada para ex é preso

João Baricatti

Leave a Comment