PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Política

Leia o relatório final da CPI da Covid na íntegra

leia-o-relatorio-final-da-cpi-da-covid-na-integra

A CPI da Covid começa a leitura de seu relatório final nesta quarta-feira (20), em sessão na comissão.

Veja o arquivo: Relatorio_CPI_Final

O documento de mais de mil páginas foi divulgado na terça. Nos dias anteriores, houve mal-estar entre os senadores por conta do vazamento de detalhes do relatório.

Diante disto, o relator, Renan Calheiros (MDB-AL) enviou o relatório final a seus colegas de comissão na noite de segunda.

O arquivo faz 72 indicações de indiciamento – incluindo o presidente Jair Bolsonaro, ministros do Governo, filhos do presidente, médicos e empresas.

Esta versão do relatório não traz as mudanças determinadas pelos senadores do G-7 em reunião na noite de terça-feira (19).

Crime de genocídio contra indígenas deve ser excluído do relatório final

O presidente da CPI da COvid, Omar Aziz (PSD-AM), afirmou nesta terça-feira (19) que os parlamentares da comissão decidiram trocar o termo “genocídio” por “crime contra a humanidade” no relatório de Renan Calheiros.

“A questão do genocídio está pacificada e deverá ser retirada do relatório. Estamos discutindo agora as tipificações em relação ao presidente Bolsonaro”, declarou Aziz ao deixar reunião de integrantes do chamado G-7, grupo majoritário da CPI crítico ao Governo Bolsonaro

Antes da reunião, Omar Aziz já se colocava contra a acusação de genocídio, apesar de dizer que votaria a favor da mesma, caso o relator a incluísse.

“A grande preocupação em relação ao genocídio é que se você já tem crime contra a humanidade, já é um crime muito grande, e esse já foi provado e ‘desprovado’ por ele. O Bolsonaro fez aglomerações propositadamente, o Bolsonaro pregou a imunização de rebanho, pregou medicamento não comprovado, foi charlatão prescrevendo medicamento sem eficácia… Então, ele tem crimes sérios, só que o genocídio é muito mais sério que isso tudo. O meu medo é esse crime (genocídio) ser arquivado no futuro e os outros dizerem ‘está vendo, eles estavam errados’. Mas, se o Renan mantiver esse ponto, eu votarei a favor”, disse Aziz.

Vice-presidente da comissão, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou que senadores usaram a reunião para conseguir consenso sobre o relatório de Renan Calheiros.

“Os sete membros titulares da CPI votarão unidos no relatório do senador Renan Calheiros”, contou. A votação está prevista para ocorrer na próxima terça-feira (26).

 

Related posts

VÍDEO: Homem persegue, agride e quebra carro de mulher após batida

Rafael Bruza

Médicos pelo Brasil: 21,5 mil vagas são abertas para o programa

João Baricatti

Primeiro transplante de coração de porco para humano aconteceu nos EUA

Rafaele Oliveira

Leave a Comment