Em entrevista à coluna de Mônica Bergamo na Folha de SP, o ator José de Abreu anunciou que desistiu de se candidatar ao cargo de deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores em 2022.
Influente nas redes sociais com mais de 500 mil seguidores no Twitter e 370 mil no Instagram, o ator se reuniu com seus quatro filhos no último fim de semana e ouviu apelos deles pela desistência da candidatura.
Segundo ele relatou, a carreira política pode criar problemas profissionais para dois de seus filhos – um advogado e um dono de escola de vídeo – que trabalham com empresas de streaming internacional sosubmetidas a regras rígidas em relação a funcionários públicos da área política.
“Não posso quebrar a minha família”, afirma o ator. “Eu quebraria meus filhos, que não poderiam mais atuar plenamente em suas profissões por ter um pai politicamente exposto”.
Ele relata também que estava planejando vender o apartamento que tem em Paris para cobrir as contas no caso de ser eleito.
“Eu já tinha assumido os riscos. Mas não posso transferi-lo para toda a família”, diz.
Zé de Abreu conta ainda que o ex-presidente Lula foi avisado sobre sua decisão e ficou “muito triste”.
Ele havia anunciado candidatura em outubro, em uma live entre o atores Paulo Betti e Antonio Grassi por meio do Instagram.