PORTAL DEMOCRACIA
Brasil Manchete

Joaquim Leite: “Usaremos toda a força do Estado (contra desmatamento)”

joaquim leite desmatamento

Nessa segunda-feira (22), durante entrevista, o atual ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, afirmou que o governo vai utilizar “todo a força do Estado” para combater e acabar com o desmatamento ilegal no Brasil até 2028, cumprindo com o compromisso firmado pelo país durante a COP26, a 26ª Conferência sobre as Alterações Climáticas, realizada no começo de novembro em Glasgow, na Escócia.

A fala de Joaquim ocorre poucos dias depois da divulgação de um relatório que indica que o desmatamento registrado na Amazônia Legal no último ano foi o maior desde 2006.

A coletiva contou com a participação da ministros da Agricultura, Tereza Cristina, e das Relações Exteriores, Carlos França. O objetivo da apresentação foi fazer um balanço da participação brasileira na COP e apesentar as ações que o Brasil está tomando ou está desenvolvendo. “Tenho certeza de que iremos fazer isto, de que temos a capacidade de fazer isto”, afirmou Leite falando sobre acabar com o desmatamento.

joaquim leite meio ambiente
Joaquim Leite falou sobre como o Brasil vai atingir os objetivos da COP (Imagem: MARCOS OLIVEIRA/AGÊNCIA SENADO)

O ministro afirmou que, para o combate ao desmatamento, é necessário uma ação mais “direta” do Poder Público. Logo, ele pretende modernizar Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além de aumentar e intensificar a fiscalização através de parcerias entre os ministérios do Meio Ambiente, o de Segurança Pública e o de Justiça. “Com a presença da Força Nacional, a gente vai conseguir reverter esta situação”, afirmou o ministro, falando sobre as ideias para dar um fim ao desmatamento.

Ele ainda acrescentou: “Com isso, aumentamos o número de autuações mensais de praticamente 200 para mais de 400. E também fizemos um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Justiça porque, onde há crime ambiental, há, normalmente, vários outros crimes relacionados, como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas. Então, a PF (Polícia Federal) também vai atuar de forma integrada para eliminarmos os crimes ambientais, especialmente na Amazônia.

Joaquim Leite sobre o desmatamento na Amazônia

Números inaceitáveis“, afirmou Joaquim Leite sobre o relatório de desmatamento da Amazônia Legal que foi divulgado na última semana. “O contato que nós (do governo federal) tivermos com os dados (ocorreu) na mesma data em que eles foram apresentados à sociedade”, disse o ministro, desmentindo que os dados tenham sido “segurados” para serem liberados apenas depois do fim da COP. O ministro disse que não fazia sentido não divulgar durante o evento, pois o interesse da cúpula era buscar ações conjuntas, não “apontar as fragilidades uns dos outros”.

 

Related posts

Apesar do aumento de casos, Suécia “não vê benefício” em vacina infantil

Rafaele Oliveira

Youtube impede Monark de abrir novo canal alegando que falas sobre nazismo podem causar ‘danos à comunidade’

Rafael Bruza

MP denuncia policiais envolvidos em 1ª execução flagrada por câmeras nos uniformes

Rafael Bruza

Leave a Comment