PORTAL DEMOCRACIA
Cultura Manchete

J.K. Rowling é acusada de transfobia, após novo comentário no Twitter

J.K. Rowling

A autora da saga de livros “Harry Potter”, J.K. Rowling, foi novamente acusada de ser transfóbica – pessoa que revela repulsa ou preconceito em relação ao transexualismo, aos transexuais ou às pessoas transgênero, conforme definição do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

J.K. Rowling
J.K. Rowling, autora da série de livros “Harry Potter” voltou a ser criticada por comentários transfóbicos. | Foto: John Phillips / Getty Images

J.K. Rowling é novamente acusada de transfobia, após comentários no Twitter

As críticas à Rowling começaram no último domingo (12), após a escritora comentar uma reportagem no Twiter, onde questionou a identidade de gênero de pessoas trans. A postagem é um retuíte de uma matéria do jornal The Times, intitulada “Absurdity’ of police logging rapists as women”, que relata as críticas que a Polícia da Escócia está recebendo após passar a registrar estupros cometidos por pessoas com genitais masculinos como crimes realizados por mulheres, caso a pessoa acusada se identifique desta forma.

Apenas algumas horas antes de o primeiro trailer de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore ser divulgado, a autora do roteiro do filme fez a postagem transfóbica em seu Twitter. Em tom de sarcarmo, J.K. Rowling comentou a publicação do The Times, escrevendo: “Guerra é paz. Liberdade é escravidão. Ignorância é força. O indivíduo com pênis que estuprou você é uma mulher.”

Esta não é a primeira vez que J.K. Rowling é acusada de transfobia. Em junho de 2020, a influente escritora, especialmente entre os mais jovens, compartilhou um artigo de opinião do site Devex, com o título: Creating a more equal post-COVID-19 world for people who menstruate” (“Criando um mundo mais igualitário pós-Covid-19 para pessoas que menstruam”).

Incomodada com o termo “pessoas que menstruam” usado no artigo, J.K. Rowling escreveu: “Pessoas que menstruam’. Tenho certeza de que costumava haver uma palavra para essas pessoas. Alguém me ajude? Wumben? Wimpund? Woomud? [modificações intencionais da palavra ‘woman’, que significa mulher em inglês]”.

Vale destacar que a menstruação é associada tanto a mulheres cisgênero quanto a homens transsexuais, já que a existência de útero e ciclo menstrual não está vinculado à identidade de gênero, mas sim a características fisiológicas.

Related posts

Negacionista, conspiracionista e ‘guru’ do Governo, Olavo de Carvalho morre aos 74 anos

Rafael Bruza

Donos e diretores da Prevent Senior podem ser afastados, afirma senador

Rafael Bruza

Queiroga mente e diz que 4 mil morreram com a vacina; Ministério aponta 11 mortes

Rafael Bruza

Leave a Comment