PORTAL DEMOCRACIA
Cultura Manchete

Isaac Bardavid, dublador, morre aos 90 anos no Rio

morre dublador Isaac Bardavid

Isaac Bardavid, ator e dublador, morreu nesta terça-feira (1), no Rio de Janeiro. Ele tinha 90 anos e morreu em decorrência de problemas respiratórios. João Bardavid, neto do ator, confirmou o falecimento ao g1 e falou sobre a saúde do dublador: “Ele teve complicação por causa de doença respiratória crônica e o coração dele não aguentou. Estava com um quadro pulmonar crítico, respirava muito mal, e a taxa de oxigenação estava muito baixa“.

Isaac ficou muito conhecido pelos seus papéis, não importava se estava fisicamente em tela ou se só emprestava sua voz. Alguns de seus papéis mais famosos foram como Wolverine, dublando o australiano  Hugh Jackman, Freddy Krueger, o icônico vilão que ataca suas vítimas através de seus sonhos, Tigrão do “Usinho Pooh”, Robotnik de “Sonic” e Esqueleto, principal antagonista de “He-man”.

Já nas novelas, teve diversos papéis marcantes ao longo dos seus mais de 50 anos de carreira. Alguns dos mais lembrados são Beato Zacarias de “Irmãos Coragem”, Seu Chico de “Escrava Isaura”, Felisberto de “O cravo e a rosa”, Zequinha de  “Eterna magia” (Zequinha) e Klaus de “Além do Horizonte”. Na comédia fez o público gargalhar em “Zorra Total”, “Os Caras de Pau”, “Cilada.com” e “Trapalhões”.

Seu último papel foi na série “Carcereiros” do GloboPlay, onde interpretou Álvaro.

Neto fala sobre motivo da morte de Isaac

Em seu Instagram, João, neto de Isaac Bardavid, falou sobre os motivos que levaram a morte de seu avô: “Ele já estava em coma induzido para não sentir dor, para não ficar desconfortável, estava entubado. O rim dele também começou a falhar, teve que fazer hemodiálise e já estava melhorando. Só que o pulmão voltou a falhar, mesmo com a entubação, a oxigenação ficou baixa demais“.

Ele ainda contou: “O sangue ficou ácido demais (com taxa de oxigênio muito baixa) e por conta disso o coração falhou. Os médicos tentaram reanimação, mas o corpo já está muito cansado”, e completou: “O projeto mais importante pro meu avô era o segundo livro de poesias dele. Ele morreu antes do livro ser rodado na gráfica. Está faltando escolher o título e a capa“.

Um texto assinado pelo filho de Isaac foi postado na conta pessoal do dublador. Você pode conferi-lo na íntegra abaixo.

Related posts

Boris Johnson pede desculpa por ter participado de festa durante lockdown

João Baricatti

PGR vai apurar se Monark e Kim Kataguiri cometeram apologia ao nazismo

Rafael Bruza

Queiroga diz que Bolsonaro é “um grande apoiador da vacinação”

Rafaele Oliveira

Leave a Comment