A estátua do touro pintado de ouro, instalada há 2 dias na frente da Bovespa, no centro de São Paulo, já foi alvo de 2 intervenções realizadas em protesto contra a situação da economia no Brasil.
O projeto foi realizado pela B3, pelo economista Pablo Spyer, e o artista plástico, Rafael Brancatelli. A imagem é uma réplica do Touro de Wall Street, estátua de bronza instalada no distrito financeiro de Nova York, nos Estados Unidos.
Em nota, a Bolsa de Valores afirmou que a escultura “simboliza o mercado financeiro e a força do povo brasileiro”.
“A B3 está trazendo esse novo símbolo para valorizar não apenas o centro de São Paulo, mas o desenvolvimento do mercado de capitais do Brasil, que passa pela própria história da bolsa”, afirmou no dia da instalação da estátua o CEO da Bolsa, Gilson Finkelsztain.
Mas não demorou para que coletivos começarem a fazer protestos através do touro de 3 metros e 5,10 de comprimento, instalado no centro da cidade mais populosa do país.
Na quarta-feira (17), menos de 24 horas após a instalação da estátua, o touro amanheceu com um cartaz escrito “fome” colado pelos grupos Juventude Fogo no Pavio e Movimento Raiz da Liberdade.
“O que para eles simboliza a força do mercado financeiro, para nós é um símbolo da fome, da miséria e da superexploração do trabalho. Mas, também é um lembrete de que continuaremos na luta por uma vida com dignidade. E é por isso que hoje fizemos essa ação simbólica de protesto”, afirmaram os grupos em nota conjunta.
Quando achamos que já vimos de tudo… Nesta semana, a Bolsa de Valores instalou a estátua do Touro de Ouro no Centro de São Paulo, a ideia era simbolizar a força do mercado financeiro. pic.twitter.com/2VA9Uxtx2b
— Juliana Brizola 🌹 (@JulianaBrizola) November 17, 2021
Um dia depois, na quinta-feira (18), o touro amanheceu pixado com a frase “taxar os ricos” e “juntor.org”.
A intervenção de protesto foi realizada pelo coletivo “Juntos”, segundo o site do grupo.
“Enquanto a crise se aprofunda em nosso país por culpa de Jair Bolsonaro e sua política econômica, como vemos com a alta constante dos preços da gasolina, gás de cozinha, dos alimentos, alguns super ricos brasileiros ficaram ainda mais ricos durante a pandemia. Isso à custa da desigualdade latente no Brasil, da estrutura financeira e fiscal do capitalismo que faz com que pobres paguem muito e ricos paguem pouco, pra além da exploração do nosso povo”, afirma o coletivo.
O Juntos diz ainda que a intervenção no touro é parte de uma campanha que pede taxação das grandes fortunas do país.
“A intervenção na escultura inaugurada em frente a Bolsa de Valores em São Paulo é parte da campanha do nosso movimento que busca dizer que Nem a fome, nem os bilionários deveriam existir: taxar os ricos para combater a crise”, explica o coletivo. “Seguiremos buscando expor a contradição entre a existência de bilionários enquanto o povo vive a procura de ossos de boi e carcaças de frango. Para colocar abaixo essa desigualdade, continuamos em luta pela taxação de grandes fortunas e por um outro tipo de sociedade, mais igualitária e que não se baseie no lucro de poucos às custas da pobreza de muitos”.
Touro virou meme e foi criticado nas redes sociais
Além dos protestos realizados na estátua, o chamado “Touro de Ouro” foi alvo de piadas e críticas nas redes sociais.
Veja algumas postagens:
Repare que o touro de NY está visivelmente avançando de forma impetuosa, indicando um pique iminete. Já o nosso está visivelmente inclinado para trás, hesitante, pensando em prestar concurso público… talvez esteja até cagando. pic.twitter.com/faxBmFm4mF
— Doutor Prepúcio (@doutorprepucio) November 17, 2021
E na Bolsa de Valores: o Touro da Fome
— CUT Brasil (@CUT_Brasil) November 17, 2021
🖌️ @crisvector pic.twitter.com/wLeqqNS4ir
essa história do touro brasileiro me lembrou essa foto que eu tirei na China em 2016 https://t.co/5XAjiCeb74 pic.twitter.com/6HI1QWreXy
— ronaldo pelli (@ronaldopelli) November 16, 2021
— JorgeOMau (@JorgeOMau) November 17, 2021
Caraca, inauguraram o touro de ouro HOJE em frente a #B3 e já tem uma galera posando com as bolas do animal AHAHAHAHAH pic.twitter.com/1IYWj74kJE
— Rodrigo Bispo (@digoh3) November 16, 2021
— KissQuerdista Zoeiro II🚩🇧🇷🐊 (@EduardoFlameng9) November 17, 2021
“Touro de ouro” para quem? São Paulo, 2021.
— Erica Malunguinho (@malunguinho) November 17, 2021
📸 Thiago Queiroz pic.twitter.com/cDDi7TjWC2