PORTAL DEMOCRACIA
Brasil Manchete Política

Instalado há 2 dias, Touro da Bolsa é alvo de 2º protesto: “Taxar os ricos”

instalado-ha-dias-touro-da-bolsa-e-alvo-de-protesto-taxar-os-ricos

A estátua do touro pintado de ouro, instalada há 2 dias na frente da Bovespa, no centro de São Paulo, já foi alvo de 2 intervenções realizadas em protesto contra a situação da economia no Brasil.

O projeto foi realizado pela B3, pelo economista Pablo Spyer, e o artista plástico, Rafael Brancatelli. A imagem é uma réplica do Touro de Wall Street, estátua de bronza instalada no distrito financeiro de Nova York, nos Estados Unidos.

Em nota, a Bolsa de Valores afirmou que a escultura “simboliza o mercado financeiro e a força do povo brasileiro”.

“A B3 está trazendo esse novo símbolo para valorizar não apenas o centro de São Paulo, mas o desenvolvimento do mercado de capitais do Brasil, que passa pela própria história da bolsa”, afirmou no dia da instalação da estátua o CEO da Bolsa, Gilson Finkelsztain.

Mas não demorou para que coletivos começarem a fazer protestos através do touro de 3 metros e 5,10 de comprimento, instalado no centro da cidade mais populosa do país.

Na quarta-feira (17), menos de 24 horas após a instalação da estátua, o touro amanheceu com um cartaz escrito “fome” colado pelos grupos Juventude Fogo no Pavio e Movimento Raiz da Liberdade.

“O que para eles simboliza a força do mercado financeiro, para nós é um símbolo da fome, da miséria e da superexploração do trabalho. Mas, também é um lembrete de que continuaremos na luta por uma vida com dignidade. E é por isso que hoje fizemos essa ação simbólica de protesto”, afirmaram os grupos em nota conjunta.

Um dia depois, na quinta-feira (18), o touro amanheceu pixado com a frase “taxar os ricos” e “juntor.org”.

A intervenção de protesto foi realizada pelo coletivo “Juntos”, segundo o site do grupo.

“Enquanto a crise se aprofunda em nosso país por culpa de Jair Bolsonaro e sua política econômica, como vemos com a alta constante dos preços da gasolina, gás de cozinha, dos alimentos, alguns super ricos brasileiros ficaram ainda mais ricos durante a pandemia. Isso à custa da desigualdade latente no Brasil, da estrutura financeira e fiscal do capitalismo que faz com que pobres paguem muito e ricos paguem pouco, pra além da exploração do nosso povo”, afirma o coletivo.

O Juntos diz ainda que a intervenção no touro é parte de uma campanha que pede taxação das grandes fortunas do país.

“A intervenção na escultura inaugurada em frente a Bolsa de Valores em São Paulo é parte da campanha do nosso movimento que busca dizer que Nem a fome, nem os bilionários deveriam existir: taxar os ricos para combater a crise”, explica o coletivo. “Seguiremos buscando expor a contradição entre a existência de bilionários enquanto o povo vive a procura de ossos de boi e carcaças de frango. Para colocar abaixo essa desigualdade, continuamos em luta pela taxação de grandes fortunas e por um outro tipo de sociedade, mais igualitária e que não se baseie no lucro de poucos às custas da pobreza de muitos”.

Touro virou meme e foi criticado nas redes sociais

Além dos protestos realizados na estátua, o chamado “Touro de Ouro” foi alvo de piadas e críticas nas redes sociais.

Veja algumas postagens:

Related posts

Touro de Ouro é removido do centro de SP e Bolsa de Valores será multada

Rafael Bruza

Brasil tem 6 estados e DF com situação crítica nas UTIs, segundo Fiocruz

João Baricatti

Demaryius Thomas, astro do futebol americano, é encontrado morto

Rafaele Oliveira

Leave a Comment