PORTAL DEMOCRACIA
Educação Manchete

Inep: entenda como funciona o método TRI, usado na correção do Enem

inep

Os gabaritos e os cadernos de questões do Enem 2021 foram disponibilizados nesta quarta-feira (01) no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas foram realizadas nos dias 21 e 28 de novembro. Os boletins com as notas individuais dos participantes só estarão disponíveis em 11 de fevereiro.

Apesar da divulgação dos gabaritos oficiais do Enem, os estudantes devem lembrar-se de que apenas conferir a quantidade de questões certas não é suficiente para saber a nota final do exame. Isso acontece porque o Inep utiliza um método de correção chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Como funciona a Teoria de Resposta ao Item (TRI) usada pelo Inep?

O método de correção TRI, também conhecido como “fórmula antichute” é utilizada pelo Inep desde 2010 e analisa a coerência dos acertos e erros do candidato. Graças à TRI, uma pessoa que acerta uma quantidade menor de questões do que outra, ainda poderá tirar uma nota maior no exame.

No Enem, as provas para cada área de conhecimento – Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias possuem questões fáceis, médias e difíceis.

inep
Inep: entenda como funciona o método TRI, usado na correção do Enem 2021. | Foto: Reprodução

Então, considerando o nível de dificuldade de cada questão, o Inep utiliza uma função matemática, que leva em conta a chance do candidato acertar uma pergunta “chutando”, o chamado acerto casual. Além disso, considera a eficácia da questão em medir quem domina ou não aquele conteúdo.

Desta forma, o Inep, utilizando-se do TRI, analisa a coerência dos acertos do candidato. Por exemplo, não faria sentido um participante acertar todas as questões de nível difícil e errar as consideradas mais fáceis. Com o método, o candidato que se valer do “chutômetro” para alcançar uma boa nota no Enem, dificilmente conseguirá atingir o seu objetivo.

Related posts

Mulher é resgatada de casa de pastor após 32 anos de trabalho escravo

Rafael Bruza

O Senhor dos Livros

Floretan Fernandes Jr.

Vacinação em crianças de 5 a 11 anos começa neste mês, sem prescrição

Rafaele Oliveira

Leave a Comment