PORTAL DEMOCRACIA
Brasil Manchete Política

Vídeo: Idoso salva só documentos ao ser resgatado com água na altura do peito em Ibatuba (BA)

idoso-salva-so-documentos-ao-ser-resgatado-com-agua-na-altura-do-peito-em-ibatuba

Enfrentando a maior cheia do rio Cachoeira desde 1967, moradores de Itabuna, no sul da Bahia, registraram nas redes sociais imagens da situação dramática que vivem desde sábado (25). Uma das cenas mostra um homem que foi resgatado de sua casa com a altura no peito. Com dificuldades, o ele consegue salvar apenas sua carteira.

“As famílias desse bairro perderam tudo”, relata ao Extra Karol Silva, moradora de região. “Minhas família está presa no terceiro andar de uma casa. E a situação só piora”.

Neste domingo (26), a Prefeitura de Itabuna declarou situação de emergência na região. Cerca de 430 mil cidadãos foram diretamente atingidos.

No total, 18 pessoas faleceram em decorrência das fortes chuvas no Estado. Segundo a Defesa Civil da Bahia, 16 mil pessoas ficaram desabrigadas e 19,5 mil acabaram desalojados.

A Prefeitura de Itabuna criou canais de doação de alimentos, fraldas e outros mantimentos. Também fez um apelo público a quem tem motoaquática para ajudar no socorro dos moradores e na distribuição de alimentos.

Outras cenas mostram cidadãos usando jetskis para ajudar no resgate de famílias.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), declarou que o Estado tem 40 cidades alagadas – os municípios mais atingidos da região Sul são Ibicaraí, Itajuípe, Itapitanga, Coaraci, Camamu, Canavieiras, Igrapiúna, Itacaré, Maraú, Una, Uruçuca, Itambé, Itororó, Itapetinga, Acatiba.

“Estamos mobilizando todas as nossas forças. Montamos uma base de apoio em Ilhéus e estamos deslocando reforço de pessoal dos bombeiros, polícia, Defesa Civil “, disse o governador. “Estamos mobilizando todos os esforços para socorrer as pessoas atingidas pela água. Nesse momento, o esforço é para retirar todas as pessoas de área de risco, de casas que eventualmente correm risco de desabar e prestar essa assistência inicial, restabelecendo ligação de água, energia, e garantir apoio com cestas básicas”.

Em suas redes sociais, o governador também publicou imagens de resgates aéreos na região, feitos através de helicóptero.

“Quero agradecer e parabenizar esses servidores e os centenas de voluntários e voluntárias que estão salvando vidas”, escreveu Rui Costa.

Related posts

Doria tira do ar campanha após reclamação de deputado do PSL

João Baricatti

Instalado há 2 dias, Touro da Bolsa é alvo de 2º protesto: “Taxar os ricos”

Rafael Bruza

Sadie Sink e Dylan O’Brien estarão em curta dirigido por Taylor Swift

Rafaele Oliveira

Leave a Comment