PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Saúde

Homem de 65 anos recebe soro anti-covid, feito com plasma de cavalos

soro anti-covid

O primeiro paciente a receber o soro anti-covid, produzido pelo Instituto Butantan, foi um homem transplantado, de 65 anos. O soro foi aplicado na última sexta-feira (12), no Hospital do Rim e, de acordo com informações hospitalares, o paciente não teve nenhum efeito colateral e a resposta ao medicamento foi adequada.

Segundo publicação do G1, o paciente faz parte de um estudo com 30 pessoas que irão receber o soro. Para ser admitido, a pessoa precisa estar infectada com covid, mas em um grau leve. O objetivo do soro anti-covid nestes casos é retardar a evolução da doença, evitando um quadro grave. O soro não substitui a vacina, sendo usado apenas como tratamento para quem foi diagnosticado com o vírus. Os testes também serão feitos em 558 pacientes com covid e câncer do Hospital das Clínicas.

Primeiro a receber o soro anti-covid passa bem, mas segue sendo observado

soro anti covid
Homem de 65 anos é o primeiro paciente a receber o soro anti-covid, feito com plasma de cavalos. | Foto: Reprodução/ Instituto Butantã

Em contato com o G1, o diretor do Hospital do Rim, José Medina, explicou que, em casos leves, o paciente que recebe o soro é dispensado para casa no mesmo dia. No caso do homem de 65 anos, primeiro a receber o soro, a equipe hospitalar preferiu mantê-lo internado por 28 dias, em um leito semi-intensivo, onde será observado. A medida foi tomada porque o paciente tem idade avançada e doença prévia, de gravidade média.

Soro anti-covid é produzido com plasma de cavalos

O soro anti-covid é produzido com plasma do sangue de cavalos. Esse plasma é retirado e levado para o Instituto Butantan. Lá, os anticorpos são separados do plasma e transformados no soro. Os cavalos que participaram dos testes não foram afetados pela doença, ao contrário, produziram alta quantidade de anticorpos necessários para o soro, que foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para testes em humanos em maio deste ano.

Related posts

Projeto de Lei Mariana Ferrer é aprovado no Senado propondo punição a quem constrange vítimas em julgamentos

Rafael Bruza

Despertador recebe Jerônimo Goergen, Lenio Streck, Vecina e Jacqueline Muniz para debater governo Bolsonaro e PEC dos Precatórios

Bruna Pannunzio

Mãe do cantor gospel Delino Marçal é cruelmente morta na porta da igreja

Rafaele Oliveira

Leave a Comment