PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Pandemia Política

Senador Heinze é incluído no rol de indiciados da CPI da Covid

heinze-e-incluido-rol-de-indiciados-da-cpi-da-covid

Relator da CPI da Covid no Senado Federal, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) decidiu incluir o senador bolsonarista, Luiz Carlos Heinze (PP-RS) na lista de indiciados pelo relatório final da comissão, nesta terça-feira (26).

O pedido foi feito originalmente pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE). Heinze também é titular da comissão e foi constantemente acusado de espalhar informações falsas sobre a pandemia de covid-19.

“Pela maneira como, apesar das advertências, o senador Heinze reincidiu aqui todos os dias, apresentando estudos falsos, logo negados pela ciência, e pela maneira como incitou o crime em todos os momentos, eu queria nesta última sessão, dar um presente a vossa excelência. Vossa excelência será o 81º primeiro indicado dessa CPI”, afirmou Renan ao aceitar o pedido.

Ao solicitar que Calheiros incluísse Heinze na lista de indiciados da CPI, Vieira declarou afirmou que o parlamentar “dissemina notícias falsa que impactam na vida” dos brasileiros.

“O que o senador Heinze fala repercute na vida das pessoas. Todos já apresentaram volume imenso de informação que esses dados trazidos por ele são falsos. Essa CPI teve a coragem de pedir o indiciamento do presidente da República, do líder do governo, então, não pode fechar os olhos para um colega”, defendeu Alessandro Vieira.

Veja o momento em que Renan Calheiros anunciou que Heinze será indiciado:

Alessandro Vieira também declarou que Heinze deve ser imputado pelos mesmos tipos penais atribuídos a outros parlamentares.

“Requerimento ao relator pelo indiciamento do senador Luis Carlos Heinze pelo mesmos tipos penais a outros parlamentares, que, da mesma forma, reiteradamente, disseminam notícias falsas que impactam na vida. O senador Luis Carlos Heinze é um homem respeitado, o que ele fala repercute na vida das pessoas. Esses dados que o senador repete são falsos. Mas, infelizmente, o eleitor vai entender que é verdadeiro, porque está abrindo a internet e está vendo. Essa CPI teve a coragem de pedir o indiciamento do presidente, do líder do governo, não pode fechar os olhos”, justificou Vieira no pedido ao relator.

O pedido foi apresentado no momento em que Heinze apresentava um voto alternativo ao de Renan Calheiros, relator da CPI.

No chamado “relatório paralelo”, feito por políticos pró-Bolsonaro da CPI da Covid, Heinze criticou a comissão citando “evidentes abusos” e voltou a defender remédios sem eficácia contra a covid-19.

O senador bolsonarista também levantou dúvidas sobre a origem do novo coronavírus e afirmou que a CPI ignorou indícios de que a disseminação da doença está relacionada a um suposto “terrorismo biológico”.

Em março, uma investigação da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que a hipótese da transmissão do novo coronavírus (Sars-CoV-2) ao homem por um animal intermediário é a mais provável e descartou que a pandemia tenha sido provocada por um acidente de laboratório, como afirmam conspiracionistas que acusam a China de “terrorismo biológico”.

Related posts

Bolsonaro leva Maurício Souza ao cercadinho; atleta cogita ser candidato em 2022

Rafael Bruza

Após Ciro suspender pré-candidatura, PDT aciona STF contra votação da PEC dos Precatórios

Rafael Bruza

Haddad diz que mudanças no Prouni feitas por Bolsonaro são um “lixo” e vão “destruir” o programa

Rafael Bruza

Leave a Comment