PORTAL DEMOCRACIA
Brasil Manchete

Halo solar: fenômeno aconteceu em Pernambuco e encantou moradores

halo solar

Um fenômeno natural e relativamente comum aconteceu nesta quinta-feira (13), no céu de Pernambuco,  encantando os moradores da região. Conhecido como halo solar, durante o evento, uma espécie de circulo luminoso aparece ao redor do Sol. No caso do Grande Recife, o fenômeno aconteceu depois que mais de 30 milímetros de chuva caíram na cidade.

Segundo especialistas, o halo solar ocorre quando a luz do Sol atravessa cristais de gelo presentes na atmosfera da Terra. Ele pode ocorrer também ao redor da Lua. A Agência Pernambucana de Água e Clima (APAC) explicou que o tipo de halo pode variar de acordo com a forma e a orientação dos cristais responsáveis por sua formação.

Um dos motivos para a beleza do halo solar é que, na maioria das vezes em que ocorre, a reflexão e a refração da luz nos cristais acaba gerando um efeito semelhante ao do arco-íris.

Moradores de Pernambuco reagem ao halo solar

No Twitter, recifenses compartilharam seus registros do halo solar desta quinta. O perfil oficial da Prefeitura de Recife publicou um trecho da música Olha pro céu, do pernambucano Luiz Gonzaga, convidando os moradores a apreciarem o belo fenômeno. “Ainda não é São João, mas tem um fenômeno natural rolando no céu do Recife,” diz a postagem.

 

 

 

Related posts

Regina Duarte diz que foto de Bolsonaro ao lado de Jesus não é fake

João Baricatti

Renato Kalil, médico das famosas, é investigado por violência obstétrica

Rafaele Oliveira

Jornal Despertador recebe Randolfe Rodrigues, Luis Nassif, Áureo Toledo e Bruno Salles

Bruna Pannunzio

Leave a Comment