PORTAL DEMOCRACIA
Cultura Manchete

Halloween: Bruna Marquezine usa fantasia de enfermeira e é criticada

bruna marquezine

Em festa de comemoração do Halloween na última segunda-feira (01), Bruna Marquezine usou uma fantasia de ‘enfermeira sexy’, feita de látex, curta e bem colada ao corpo. Depois de compartilhar imagens da fantasia nos stories do seu perfil no Instagram, a atriz foi criticada pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP).

Bruna Marquezine usa fantasia de enfermeira e é criticada pelo Coren-SP

Em nota intitulada Fantasias de enfermeira desvalorizam o profissionalismo da enfermagem, o Coren-SP  afirmou que “é inadmissível que a fantasia de enfermeira, utilizada em carnavais, festas de halloween e sátiras continue sendo tolerada pela sociedade, sobretudo por formadores de opinião.

Além de citar Bruna Marquezine, o Conselho também lembrou que outras celebridades, como as atrizes Giovanna Ewbank e Ingrid Guimarães já teriam se apropriado da imagem da profissão de enfermeira e aplicado uma conotação sexual. No caso de Ewbank e Guimarães, o órgão reconhece que elas “humildemente se retrataram.”

Leia a nota, na íntegra:

“A enfermagem é uma profissão que exige conhecimentos técnicos, anos de estudo e muito empenho e dedicação em seu cotidiano. Além disso, por ser uma categoria predominantemente feminina, com mais de 80% de mulheres, sofre os impactos das desigualdades de gênero, o que inclui episódios de violência e assédio.

Por esses e muitos outros motivos, é inadmissível que a fantasia de enfermeira, utilizada em carnavais, festas de halloween e sátiras continue sendo tolerada pela sociedade, sobretudo por formadores de opinião.

O tema já foi alvo de intervenções do Coren-SP por diversas vezes, como no episódio em que as atrizes Giovanna Ewbank e Ingrid Guimarães humildemente se retrataram por terem se apropriado da imagem da profissão com conotação sexual. Deparamos-nos nas recentes celebrações de Halloween com a atriz Bruna Marquezine fantasiada do que a mídia chamou de “enfermeira sexy”. Também com postagem de influenciadoras como Cátia Damasceno, que fez uma enquete para que os seguidores escolhessem sobre a fantasia de mulher gata ou “enfermeira bem sexy”; e Thais Massa, que se fantasiou como tal.

Repudiamos veementemente essa conduta, pois ela incentiva a sexualização de uma categoria que há décadas luta por valorização e respeito. São trabalhadoras que enfrentam sucessivas jornadas de trabalho, em seus lares e no cotidiano profissional e que não merecem ou devem ser estereotipadas dessa forma.

O Coren-SP defende que todo o humor e diversão são válidos desde que não prejudiquem ou provoquem qualquer impacto negativo na vida do próximo. Por isso faz um apelo à sociedade e aos formadores de opinião: respeitem e valorizem as mulheres da enfermagem.”

bruna marquezine
Bruna Marquezine com fantasia de ‘enfermeira sexy’. | Foto: Reprodução/Instagram

Os stories da atriz com a fantasia não estão mais disponíveis. Na noite dessa quarta-feira (03), Bruna Marquezine usou o seu Twitter para dizer que respeita os profissionais da enfermagem e que não foi a sua intenção “causar qualquer desvalorização à classe na escolha de uma fantasia de Halloween”.

“Lamento não ter tido o conhecimento desse tema antes, mas que essa discussão sirva verdadeiramente como oportunidade de aprendizado e transformação”, escreveu Bruna.

Para saber o que evitar na hora de escolher fantasias festivas, leia essa matéria aqui.

Related posts

Deslizamento destrói imóveis históricos em Ouro Preto (MG)

Rafael Bruza

Olavo de Carvalho teria morrido ressentido com a família Bolsonaro

Rafaele Oliveira

Lula diz que poderia ensinar Bolsonaro a comer camarão: “Mastigar 16 vezes”

Rafaele Oliveira

Leave a Comment