No dia 11 de janeiro de 2012, Maria Verônica Aparecida alegou estar grávida de quadrigêmeas. A pedagoga apareceu em diversos programas de TV, contando a sua história e ganhando presentes para as supostas filhas. Dentre as aparições, a mais famosa foi no Hoje em Dia, da Record TV. Na ocasião, Maria ganhou fraudas e um quarto mobiliado. A farsa foi descoberta e ela ficou conhecida como a grávida de Taubaté.
Sua participação no programa da Record ficou marcada pelo choro do apresentador Edu Guedes, emocionado com a história da grávida de Taubaté, que ia aos programas televisivos acompanhado de seu marido e de seu filho de quatro anos. O vídeo do chef chorando virou meme e é compartilhado até hoje, nas redes sociais.
🕊 há 10 anos edu guedes chorava pela grávida de taubaté 🕊 pic.twitter.com/iD0Cmcg7AZ
— dog vegano 🥕 (@dog_vegano) January 11, 2022
A descoberta da farsa da grávida de Taubaté
Outra apresentadora não engoliu a história da falsa gravidez e pediu para um repórter checar a história. Chris Flores revelou anos depois, em entrevista ao Programa da Maisa, no SBT, que “pedia para ela mostrar a barriga e ela não deixava, chorava, dizia que a barriga estava deformada e que nem o marido tinha visto ainda.”
Flores teria encontrado Maria Verônica nos bastidores do Hoje em Dia e falado que não acreditava em sua gravidez, já que ela não tinha dificuldade de locomoção, nem rosto, mãos ou pés inchados – características de quem está gestante. Ao pedir uma prova da gravidez, a grávida de Taubaté não conseguiu oferecer nada à jornalista.
Mas a investigação de Flores mostrou a farsa. Maria Verônica usava uma barriga de silicone com enchimentos. Em depoimento, a grávida de Taubaté declarou que forjou a gestação porque teria problemas psicológicos e seu sonho seria ter uma filha.
Após a revelação, a grávida de Taubaté precisou devolver as doações que havia recebido, além de pagar uma indenização no valor de 4 mil reais para a verdadeira dona do ultrassom que ela apresentava como se fosse seu. Maria Verônica e seu marido se mudaram de casa e venderam a escola infantil da qual era dona.
Caso da grávida de Taubaté completa 10 anos e web comemora
Com o aniversário de 10 anos da fic (história fantasiosa) da grávida de Taubaté, internautas reagiram com muitos memes comemorativos. Veja alguns:
a Chris Flores não ter ganhado o Pulitzer de jornalismo por ter desvendado a farsa da grávida de Taubaté foi o mesmo que a Fernanda Montenegro não ter ganhado o Oscar por Central do Brasil
— MatheusO (@MathOrdakowski) January 11, 2022
hoje é aniversário de dez anos do surgimento da grávida de taubate https://t.co/O526pvPZ0w pic.twitter.com/aVm1uA6WcM
— luscas (@luscas) January 11, 2022
Há 10 anos a Grávida de Taubaté fazia história na tv brasileira 😂😂😂.
A lenda viva que emocionou um país com a fic pic.twitter.com/lQp2A8l1YP— Cris Robert (@cristianrobert8) January 11, 2022
10 anos do ícone! @chrisflores !!
Gravida day!#gravidadetaubate pic.twitter.com/I0FgXD52Of— Marco Tamura (@MarcoTamura) January 11, 2022
10 anos que o Edu Guedes chorava copiosamente com a história e a Chris Flores tava caçando um garfo pra furar a barriga e acabar com tudo.
Grávida de Taubaté, lendária! pic.twitter.com/mY5ur10otd— Tatiana Oliveira (@TataOliveiraEu) January 11, 2022