O governo de São Paulo começou a aplicar, nessa quinta-feira (20), a vacina CoronaVac em crianças e atualizou o calendário da vacinação infantil para incluir o acesso as novas doses. A liberação do uso do imunizante produzido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan foi aprovado no começo da tarde dessa quinta pela Anvisa e, logo que a liberado, a vacinação já começou em SP.
Caetano de Jesus Moreira Graça, de 9 anos, foi a primeira criança a receber a dose da CoronaVac, que diferente da dose da Pfizer, que estava sendo a única utilizada na vacinação infantil, não precisa de adaptação. A dose infantil da Pfizer é uma dose diferente, chamada de “dose pediátrica”.
Caetano recebeu o imunizante em um evento simbólico organizado pelo governo e realizado em uma escola estadual na capital paulista. Além dele, outras cem crianças serão vacinadas na Escola Estadual Brigadeiro Faria Lima, na Zona Oeste da capital, nesta quinta.
Agora que a CoronaVac foi aprovada, o calendário de vacinação infantil do estado de São Paulo foi reorganizado pelo governo, já que eles não dependem apenas das doses da Pfizer para realizar a campanha de vacinação. Logo, o calendário já está incluindo, nesse primeiro momento, crianças sem deficiências ou comorbidades.

Anteriormente, o governo do estado, em um primeiro momento, estava restringindo a imunização às crianças com comorbidades, quilombolas e indígenas.
Novo calendário de vacinação infantil do governo de SP:
- De 20/01 a 30/01 – Crianças de 9 a 11 anos sem comorbidades.
- De 31/01 a 10/02 – Crianças de 5 a 8 anos sem comorbidades.
- Desde 14/01 – Crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, indígenas ou quilombolas.
João Doria (PSDB), pré-candidato a presidência e atual governador do estado de SP afirmou que São Paulo está preparado para “vacinar 250 mil crianças por dia” a partir de amanhã (21).