PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Pandemia Saúde

Fiocruz vai fabricar vacina contra Covid 100% brasileira

vacina crianças

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na manhã dessa sexta-feira (7),  o registro do insumo farmacêutico ativo (IFA) fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19. Com isso, a Fiocruz poderá produzir todas as “partes” da vacina em solo brasileiro, logo, o Brasil terá um imunizante totalmente feito em território nacional.

A aprovação da Anvisa era a última etapa do processo de “transferência de tecnologia da produção da vacina“, agora, o principal insumo da vacina (IFA) não vai precisa ser importado, já que pode ser produzido no Brasil.

Isso pode ajudar muito na produção da vacina, pois não ficaremos dependentes da produção exterior e da importação dessa produção. Em maio do ano passado, alguns lotes acabaram atrasando por falta de IFA. O carregamento demorou e os lotes demoraram mais tempo para serem produzidos. Com a fabricação pela própria Fiocruz, esse problema deve ser resolvido.

fiocruz ifa anvisa vacina
Fiocruz vai produzir IFA no Brasil (Imagem: Leonardo Oliveira/Fiocruz)

Hoje, a Fiocruz tem 21 milhões de doses em IFA nacional, em diferentes etapas de produção. A previsão é de que, em fevereiro, as primeiras doses com IFA nacional sejam enviadas ao Ministério da Saúde. Para a liberação do IFA brasileiro, a Anvisa avaliou estudos de comparabilidade, para ver se o ingrediente brasileiro é tão bom quanto o importado.

Nísia Trindade Lima, atual presidente da Fiocruz, falou sobre a aprovação: “É uma grande conquista para a sociedade brasileira ter uma vacina 100% nacional para a Covid-19 produzida em Bio-Manguinhos/Fiocruz. A pandemia de Covid-19 deixou claro o problema da dependência dos insumos farmacêuticos ativos para a produção de vacinas. Com essa aprovação hoje pela Anvisa, conquistamos uma vacina 100% produzida no país e, dessa forma, garantimos a autossuficiência do nosso Sistema Único de Saúde (SUS) para essa vacina, que vem salvando vidas e contribuindo para a superação dessa difícil fase histórica do Brasil e do mundo”.

Related posts

Bolsonaro só cumpriu 1/3 das promessas de campanha

João Baricatti

OMS pede que todos cancelem as festas de fim de ano

João Baricatti

Câmeras mostram momento em que dique transborda em Nova Lima (MG)

Rafael Bruza

Leave a Comment