PORTAL DEMOCRACIA
Cultura Manchete

Dia da Consciência Negra: 3 filmes brasileiros para conhecer e assistir

filmes para ver consciência negra

Novembro, além de ser quase o fim do ano, também é o mês que comporta um dos mais feriados mais esquecidos: o dia da Consciência Negra. A data foi criada em homenagem ao Zumbi dos Palmares, líder quilombola e símbolo da luta contra escravidão da população negra no Brasil.

Por mais que o “fim” da escravidão tenha sido decretado no dia 13 de maio de 1888, foi apenas na década de 70 que Oliveira Silveira, professor e poeta, criou um dia, junto com seu grupo ativista, Palmares, para celebrar e comemorar os valores e a importância fundamental para a formação do país. Fugindo do óbvio, a data escolhida não foi o da assinatura da “Lei Áurea”, mas o dia da morte de Zumbi.

dia da consciencia negra filmes
Oliveira Silveira, idealizador do dia da Consciência Negra (Imagem: Tânia Meinerz/Gazeta de Rosário)

Com o dia se aproximando, decidimos montar uma lista com alguns ótimos filmes do cinema contemporâneo brasileiro estrelados por atrizes e atores.

Marighella (2021)

A maior, e mais esperada estreia do cinema nacional do ano, contra a história de Carlos Marighella (Seu Jorge), militante opositor da ditadura militar. Acompanhamos e conhecemos todos os lados do personagem, tanto Carlos, em seus momentos mais intimistas e introspectivos, quanto Marighella, na luta pelo fim da opressão da ditadura. Muito elogiado por suas atuações, o filme foi elogiado e recebeu diversos prêmios em festivais do exterior. A ideia inicial era lançar o filme no dia da Consciência Negra de 2019, mas problemas acabaram afetando essa ideia.

Marighella está disponível nos cinemas.

Simonal (2018)

Assim como “Marighella”, “Simonal” também foi inspirado em uma história real. No filme acompanhamos Wilson Simonal (Fabrício Boliveira) e sua meteórica ascensão ao status de um dos principais nomes da música popular brasileira dos anos 60. No entanto, algumas escolhas ruins vão transformando a carreira de Simonal e mostrando que, infelizmente, pra se manter no topo, não basta ter apenas um vozeirão. Com atuações espetaculares, uma trilha sonora fantástica e uma reconstituição de época incrível, “Simonal” é para aqueles que querem saber o que aconteceu com uma das mais belas vozes do Brasil.

Simonal está disponível no Telecine Play e no GloboPlay.

Café com Canela (2017)

Com direção de Glenda Nicácio e Ary Rosa, esse é um dos filmes mais sinceros e sensíveis que o cinema nacional produziu em sua história recente. Tempos depois de perder seu filho, Margarida, interpretada magistralmente por Valdinéia Soriano, se isola da sociedade. Ela começa a se abrir novamente depois que reencontra Violeta (Aline Brunne), uma de suas ex-alunas. A partir dessa relação, Margarida vai redescobrindo a vida. O filme aposta em um retrato intimista dos seus personagens principais mas sem nunca tirar qualquer complexidade deles. O elenco ainda conta com Babu Santana e Aldri Anunciação.

Café com Canela está disponível na Amazon Prime Video.

Related posts

Torcedor arremessa copo de cerveja no ‘Véio da Havan’ na final da Copa do Brasil (vídeo)

Rafael Bruza

Mundo alcança 10 bilhões de doses de vacina aplicadas

João Baricatti

Temer defende semipresidencialismo no Brasil

João Baricatti

Leave a Comment