PORTAL DEMOCRACIA
Cultura Manchete

Fernanda Montenegro entra para a Academia Brasileira de Letras

fernanda montenegro

A atriz Fernanda Montenegro, de 92 anos, foi eleita para ocupar a cadeira de número 17 da Academia Brasileira de Letras (ABL), anteriormente ocupada pelo diplomata, escritor e político brasileiro, Affonso Arinos de Mello Franco, que morreu em março do ano passado.

Fernanda Montenegro é eleita para a Academia Brasileira de Letras

A eleição ocorreu na tarde dessa quinta-feira (04), em uma cerimônia realizada no Petit Trianon, sede da Academia. Fernanda não compareceu à nomeação por regra da ABL, que não permite que os inscritos participem da votação. Eleita imortal da entidade por votos da maioria – foram 32 votos a favor, duas abstenções e um nulo – Fernanda era a única candidata para a vaga.

Dama do cinema e da dramaturgia brasileira, Fernanda é admirada por um público amplo e aclamada por várias gerações. Dos teatros às telenovelas, a atriz ganhou os mais importantes e cobiçados prêmios nacionais e internacionais, além de ser a única brasileira indicada ao Oscar, por sua atuação em Central do Brasil (1998).

Como escritora, não fica para trás. Seus dois livros, Prólogo, ato, epílogo e Fernanda Montenegro: itinerário fotobiográfico, receberam ótimas críticas e permanecem entre os livros mais vendidos das principais livrarias.

fernanda montenegro
Fernanda Montenegro entra para a Academia Brasileira de Letras. | Foto: Leo Martins/Agência O Globo

A honraria que imortalizou Fernanda Montenegro é concedida pela Academia Brasileira de Letras a apenas 40 integrantes, que destacam-se por suas atuações no campo literário e, mais recentemente, também na cultura pop. Para Marco Lucchesi, presidente da ABL, Fernanda é um ícone da cultura brasileira.

“Fernanda Montenegro é intelectual engajada e sensível leitora do real. Sua presença enriquece os laços profundos da Academia com as artes cênicas. Com ela, adentram, luminosos, tantos personagens que marcaram gerações, passado, presente e futuro”, declarou LUCCHESI.

Segundo informações da CNN, a eleição de Fernanda Montenegro para a cadeira 17 da Academia Brasileira de Letras é a primeira de quatro que estão previstas para novembro. Na próxima quinta-feira (11), o substituto para a cadeira 11 será eleito e a disputa está entre o cantor Gilberto Gil e o poeta Salgado Maranhão. Outras votações ocorrerão nos dias 18 e 25 do mês.

Related posts

Cantora Elza Soares morre de causas naturais aos 91 anos de idade

Rafaele Oliveira

Pesquisadora posta foto de Moro com líder neonazista: “Só pra lembrar”

Rafaele Oliveira

Datafolha: 41% dos brasileiros reprovam atuação do Congresso

João Baricatti

Leave a Comment