A apresentadora da TV Globo Fátima Bernardes desmentiu uma postagem do deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) feita no domingo (26). Ela afirmou que o caso se enquadra como “crime” e pediu punição às autoridades, considerando que a publicação manipulou imagens de seu programa.
As imagens publicadas por Eduardo Bolsonaro insinuavam que Fátima Bernardes discutia em seu programa o cancelamento do Natal por conta das “saidinhas” temporárias de detentos no fim do ano.
Compartilhadas pelo filho do presidente da República, as capturas de tela falsas do programa de Fátima Bernardes mostravam tarjas manipuladas dizendo: “A importância da ‘saidinha’ de final de ano – Reintegrar apenados pode ser benéfico à sociedade” e “Ceia contagiosa – Especialistas alertam para aglomerações natalinas”.
Mas naquele dia, na verdade, Fátima Bernades fazia uma discussão sobre músicas que marcaram a vida da plateia e sobre o direito de motoristas de aplicativo.
O filho do presidente compartilhou a informação falsa em diferentes redes sociais – ao menos no Telegram e Twitter. O filho do presidente apagou a postagem no Twitter.
Fraco, rasteiro e vulgar. Mente para criar polêmica. Cria polêmica para se tornar conhecido. Assim se elegeu. Assim seu pai e irmãos foram eleitos. Eduardo Bolsonaro é aquele homem sem honra. Sem caráter. Capaz de tudo. Dias mulheres virão! pic.twitter.com/gmRKPgGORZ
— Túlio Gadêlha (@tuliogadelha) December 27, 2021
Capturas verdadeiras das tarjas usadas no programa confirmam que Eduardo Bolsonaro compartilhou imagens manipuladas.
“Infelizmente até o deputado Eduardo Bolsonaro compartilhou. A tarja tem cor diferente, a letra não é a mesma fonte, muda completamente o contexto. Discutíamos o direito de motoristas de aplicativos, aí já começa que não iria passar Natal com a família porque sou contra a ceia e a mentira vai crescendo de um jeito”, afirmou a apresentadora.
Na sequência, ela exige punição aos responsáveis pela manipulação e pede que as pessoas não caiam “nessas mentiras”.
“O nome disso é crime, não é brincadeira, fofoca, é crime e tem que ser punido. A gente ajuda não compartilhando notícias falsas. Cheque. Não caia nessas mentiras, isso confunde as pessoas, atrapalha o trabalho de pessoas sérias”, afirmou Fátima.
Que delícia ver a Fátima Bernardes sambando na cara do Eduardo Bolsonaro depois da fake news que ele postou dela ontem 🗣 pic.twitter.com/R1xhr8FObs
— PEDRAO (@Itspedrito) December 28, 2021
A apresentadora também lamentou o fato de ter sido novamente alvo de fake news bolsonaristas.
“Me deixa triste. Eu sou apenas uma pessoa que leva ao ar o trabalho de uma equipe séria, gigantesca e responsável e isso me deixa triste ver o trabalho sendo achincalhado”, desabafou.