PORTAL DEMOCRACIA
Brasil Manchete Política

Fachin e Moraes encontram Bolsonaro e entregam convite para posse no TSE

bolsonaro

Na manhã desta segunda-feira (07), os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin e Alexandre de Moraes reuniram-se com o Jair Bolsonaro (PL), no Palácio do Planalto, a fim de entregar ao presidente um convite para a cerimônia de posse dos dois, que deverão assumir o comando do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no início do segundo semestre.

Na sexta, 17 de dezembro, uma votação elegeu o ministro Edson Fachin como novo presidente do TSE. Fachin assumirá o cargo no dia 22 deste mês, no lugar do atual presidente do TSE, o ministro Luis Roberto Barroso. Seu vice será Alexandre de Moraes.

Fachin deve ficar no comando do TSE até agosto, que é quando expira o seu período de dois anos na corte eleitoral, conforme a regra do Tribunal. Após a data, quem ficará à frente do TSE será o ministro Alexandre de Moraes, que seguirá no cargo até junho de 2024. Dessa forma, é Moraes quem conduzirá as eleições de 2022.

Encontro “relâmpago” entre Fachin, Moraes e Bolsonaro aconteceu nesta segunda-feira

fachin
Edson Fachin foi eleito o novo presidente do TSE; Alexandre Moraes é o vice. | Foto: Renato Araújo/Agência Brasília.

De acordo com informações do Portal G1, o encontro de Bolsonaro com os ministros durou cerca de 10 minutos. Não foi revelada à imprensa se o presidente aceitou comparecer à cerimônia de posse.

A relação entre o presidente e o Judiciário é marcada por atritos. Em ato antidemocrático no dia 7 de setembro, Bolsonaro criticou decisões do STF e chegou a pedir o seu fechamento. Além disso, em mais de uma ocasião, Bolsonaro questionou a segurança das urnas eletrônicas.

Moraes é o ministro com quem Bolsonaro tem a relação mais delicada. Ele comanda investigações no Supremo que têm como alvo o presidente. Recentemente, Moraes determinou que Bolsonaro prestasse depoimento à PF sobre o vazamento de dados sigilosos com o objetivo de atacar o sistema eleitoral, mas ele não compareceu.

Related posts

Ex-goleiro Marcos contesta vacinação em crianças: “Quem se responsabiliza?

Rafael Bruza

Homem ameaça jornalista da Globo em NY

Rafael Bruza

CPI da COVID faz história ao derrotar Bolsonaro por 7 X 4

Fabio Pannunzio

Leave a Comment