PORTAL DEMOCRACIA
Brasil Manchete

Expectativa de vida no Brasil aumenta para 76,8 anos em 2020

Foi publicado nessa quinta-feira (25), no Diário Oficial da União, a informação de que a expectativa de vida dos brasileiros cresceu em 2020. Segundo dados do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a exceptiva de vida no Brasil é de 76,8 anos, um pouco mais que os 76,6 anos registrados pelo instituto em 2019. No entanto, a pesquisa não levou em conta a pandemia do covid-19.

Segundo o instituto, a estimativa foi feita sem considerar os efeitos da pandemia, logo, os cálculos foram realizados sem considerar as mortes causadas pela doença. A expectativa de vida para os homens é de 73,3 anos. Para as mulheres, esse número cresce para 80,3.

expectativa de vida brasil
Expectativa de vida no Brasil é de 76,8 anos, segundo IBGE (Imagem: Pexels/Marcus Aurelius)

A pesquisa data do dia primeiro de julho de 2020, ou seja, momento em que a pandemia, por mais que já tivesse se espalhado e infectado mais de um milhão e quatrocentas mil pessoas no país, não estava tão forte. A pesquisa não leva em consideração os números de morte do segundo semestre do ano, quando a pandemia tomou mais força. Para comparação, até o dia 1/07/2020, o Brasil tinha registrado 60.713 óbitos. Enquanto, no dia 1/01/2021, esse número tinha saltado para 195.441 óbitos. Um aumento significativo.

A explicação do IBGE

O IBGE ressaltou que essas seriam as bases se o país não tivesse enfrentado a pandemia: “Se o Brasil não tivesse vivenciado uma crise de mortalidade em 2020, a expectativa de vida ao nascer seria de 76,8 anos para o total da população.”

Eles continuam: “As Tábuas Completas de Mortalidade para o Brasil 2020 advêm, pois, de uma projeção da mortalidade, sendo certo que esta não incorpora os efeitos da pandemia da doença por coronavírus – COVID-19, iniciada naquele ano e ainda em curso no Brasil e no mundo no ano de 2021”. E completam: “Tais efeitos [da pandemia] serão registrados quando da elaboração das novas Tábuas de Mortalidade com dados do próximo Censo Demográfico, a ser realizado em 2022, momento em que elas serão revistas”, indicando que, em 2022, uma pesquisa mais completa e mais certeira deve ser lançada.

Related posts

Abusos e omissões do Ministério Público mostram que a instituição precisa de reformas, diz jurista

Rafael Bruza

Miranda McKeon, de ‘Anne With an E’, faz mastectomia aos 19 anos

Rafaele Oliveira

Doria anuncia 4ª dose da vacina contra covid em toda a população de SP

Rafaele Oliveira

Leave a Comment