PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Pandemia Saúde

EUA atinge maior média móvel de mortes por Covid em um ano

Covid internação EUA

Os Estados Unidos estão registrando números menores de casos de Covid, no entanto, enquanto os casos descem, o número de mortes no país que mais registrou casos na pandemia só aumenta. Os EUA registraram uma média de 603 mil novos infectados por dia nos últimos sete dias, 25% menor em relação ao pico de 802 mil casos que foi atingido no dia 15.

O problema são as mortes. A variante Ômicron, diferente do que era pensado, não está se mostrando mais branda do que as outras cepas, e a média móvel de mortes (que está crescendo desde novembro de 2021) atingiu um novo patamar na última semana, quando a média chegou em 2,3 mil óbitos na quarta-feira (26).

Esse é o maior número de mortes registrados nos EUA desde 15 de fevereiro de 2021. O último grande pico de mortes tinha sido no dia 28 de setembro do ano passado, durante a alta da variante delta, quando a média móvel de mortes atingiu 2,1 mil óbitos.

Mesmo com a alta de mortes, o patamar atingido pelos EUA nessa quinta ainda está um pouco longe de alcançar o maior da pandemia, atingido em 13 de janeiro de 2020, quando foram registradas 3,4 mil mortes por Covid no país.

Abaixo você pode conferir um gráfico (via g1) mostrando a evolução da média móvel de casos e da média móvel de mortes.

Os EUA atingiram maior média de mortos por Covid em um ano (Imagem: Elcio Horiuchi/g1)

Alta de mortes não é exclusividade dos EUA

Por mais que os EUA estejam registrando altas de mortes, eles não são os únicos países do mundo. Segundo especialistas, essa alta de casos e mortes está diretamente relacionada com as festas de fim de anos (Natal e Ano Novo).

A média móvel diária mundial de mortes por Covid-19 chegou a atingir 5,9 mil no dia 6, o menor patamar desde 25 de outubro de 2020, mas logo voltou e, nessa quinta, atingiu 8,4 mil mortes, o maior número de óbitos nos últimos quatro meses.

Related posts

Programa de Lacombe na RedeTV! pode sair do ar por baixa audiência e faturamento

Rafael Bruza

Assassinato de Daniella Perez completa 29 anos; Gloria Perez desabafa

Rafaele Oliveira

Mãe do cantor gospel Delino Marçal é cruelmente morta na porta da igreja

Rafaele Oliveira

Leave a Comment