PORTAL DEMOCRACIA
Brasil

Estudo prova que vikings “descobriram” as Américas antes de Colombo

vikings

Mais uma mudança para os livros de história! Um novo estudo divulgado na revista científica Nature provou que os vikings, antigos exploradores escandinavos, foram os primeiros a chegar nas Américas. A descoberta faz cair por terra o ensinamento há muito difundido, de que o navegador e explorador genovês Cristóvão Colombo tenha sido o responsável por “descobrir” as Américas.

De acordo com a publicação, quase 500 anos antes da viagem pioneira de Colombo às Américas, vikings já teriam colocado seus pés no continente americano, desembarcando no que hoje é o Canadá. Com técnicas modernas para precisar datas específicas o estudo conseguiu chegar no exato ano em que isso aconteceu: 1021 d.C (depois de Cristo). Vale lembrar que Cristóvão Colombo alcançou as terras do continente americano – o chamado de Novo Mundo –  no ano de 1492 d.C.

vikings
Fragmento de madeira das áreas nórdicas no assentamento Viking de L’Anse aux Meadows. | Foto: Petra Doeve / REUTERS

Vikings chegaram às Américas antes de Cristóvão Colombo

O estudo liderado pelo pesquisador Michael Dee, da Universidade de Groningen, na Holanda, analisou artefatos de madeira vindos do sítio arqueológico de L’Anse aux Meadows, na região da Terra Nova e Labrador (extremo leste canadense). Utilizando o “Método do Carbono-14”, que consegue estipular quando uma árvore estava viva, a partir da quantidade de carbono-14 na madeira, foi possível identificar artefatos de madeira cortados com lâminas de metal, material que os povos nativos não possuíam na época.

Além disso, segundo uma das autoras principais do estudo, a arqueóloga Margot Kuitems, da Universidade de Groningen, em todos os fragmentos de madeira analisados, os anéis de crescimento formados após uma tempestade solar ocorrida em 993 d.C. (conforme estudos anteriores), levavam ao ano de 1021 d.C, data exata em que foram cortados pelos vikings.

Related posts

Com covid-19, Aline Campos é criticada ao procurar manicure com a doença

Rafaele Oliveira

Joaquim Leite: “Usaremos toda a força do Estado (contra desmatamento)”

João Baricatti

Polícia prende três homens pelo assassinato do congolês Moïse

Rafael Bruza

Leave a Comment