PORTAL DEMOCRACIA
Internacional Manchete Política

Eric Adams se torna segundo prefeito negro de Nova Iorque

novo prefeito ny

Agora, Nova Iorque conta com um novo prefeito comando. Ele se chama Eric Adams e será o segundo homem negro na história a comandar cidade. O democrata, de 61 anos anos, já foi policial e entrou na corporação para combater o racismo que sofria. Antes dele, apenas David Dinkins comandou a cidade mais famosa do mundo, entre 1990 e 1993.

Eric disputava o cargo contra o republicano Curtis Sliwa, apresentador de programa de rádio de 67 anos.

Adams nasceu no Brooklyn e cresceu no Queens. Ele foi criado apenas por sua mãe, que atuava como cozinheira e empregada doméstica. Sua mãe, inclusive, faleceu no começo desse ano e o democrata foi votar carregando uma foto dela.

eric adams prefeito
Eric Adams, novo prefeito de Nova Iorque, carregando uma foto de sua mãe. (Foto: Reuters/Andrew Kelly)

Ele cresceu com medo de perder a moradia e, por isso, acabou caindo no mundo do crime. Aos 15 anos, ele e o irmão foram presos por invadir a casa de uma pessoa que, segundo o prefeito, devia dinheiro para os irmãos. Eles acabaram sendo pegos e, já sob custódia da polícia, apanharam dos policiais. Esse foi o momento em que Adams decidiu entrar para a polícia e mudar a corporação por dentro.

Vida adulta de Eric Adams

Ele atuou como policial por 22 anos, se tornando subchefe, mas, em 2006, deixou o cargo. Dentro da corporação, era famoso por ser um ativista: Criou, por exemplo, o 100 Negros na Policia, programa anti racista que tem como pauta a justiça social. O grupo está na ativa até hoje.

Logo que deixou a policia, foi eleito senador do Estado de Nova Iorque e foi reeleito três vezes. Em 2013, foi eleito prefeito do Brooklyn, sub-região da cidade e bairro onde nasceu.

Ele é vegetariano desde 2016 e adotou a dieta depois que foi diagnosticado com diabetes.

Adams assume o cargo no dia 1° de janeiro de 2022 e vai suceder o democrata Bill de Blasio, que, durante a recente visita de Bolsonaro para discursas na ONU, acabou trocando “farpas” com o Presidente.

Related posts

Affonso Celso Pastore vai assessorar Moro para 2022

João Baricatti

Ciro convida Moro para debate em live e promete ser “delicado”

Rafael Bruza

Em fake news, Carlos Bolsonaro inventa que Lula passou férias em lancha escrita “Lulalu”

Rafael Bruza

Leave a Comment