PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Saúde

Em meio a epidemia de gripe, cidade de São Paulo retoma vacinação

vacina contra gripe

Em meio a epidemia de gripe – dentro de uma pandemia de covid-19 – a cidade de São Paulo retomou a vacinação contra H1N1 na última sexta-feira (24), para quem não recebeu a imunização no ano de 2021. Nesta segunda-feira, a vacinação contra gripe continua.

A vacinação retomada na véspera de Natal visa controlar o aumento no número de pessoas diagnosticadas com gripe. A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo confirmou que recebeu do Instituto Butantan 1 milhão de doses do imunizante, que estão sendo aplicadas em todas as 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sempre das 7h às 19h.

Vacina contra gripe: crianças, idosos e gestantes são prioridade

As novas doses são para pessoas que não receberam a vacina contra a gripe neste ano. Fazem parte do grupo prioritário gestantes, lactantes, puérperas, idosos acima de 60 anos e crianças de 6 meses a 5 anos completos.

Quem recebe a vacina contra a covid-19  – ou qualquer outra vacina – não precisa esperar para se vacinar contra a gripe. Segundo o Ministério da Saúde, é possível até mesmo que doses anticovid e contra a gripe sejam aplicadas no mesmo dia.

gripe
Em meio a epidemia de gripe, cidade de São Paulo retoma vacinação. | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Vacina contra H1N1 não tem ação contra H3N2

Recentemente, o surto de H3N2 em diversos estados do País, tem preocupado. Vale ressaltar, no entanto, que a vacina contra a H1N1 não protege contra essa nova cepa do vírus da gripe. Mas, de acordo com o coordenador do Sistema Infogripe, da Fiocruz, Marcelo Gomes, essa vacinação segue sendo muito importante.

“Se agora a gente está preocupado com a possibilidade de ter epidemia simultânea de H3N2 e covid-19, imagina criar uma situação favorável para ter também epidemia de H1N1 junto com essas duas? Por isso que é, sim, muito importante que a gente busque essa vacinação para gripe”, disse.

Related posts

Damares Alves reclama por cobrança de posicionamento no caso Moïse

João Baricatti

Walter Braga Netto deverá explicar gastos com filé mignon e picanha

Rafaele Oliveira

Anvisa autoriza vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos

João Baricatti

Leave a Comment