PORTAL DEMOCRACIA
Internacional Manchete Pandemia Política

Em discurso vazado, presidente do Spotify diz que podcast que atacou vacinas é vital para a empresa

em-discurso-vazado-presidente-do-spotify-diz-que-podcast-que-atacou-vacinas-e-vital-para-a-empresa

Em um discurso interno da companhia, o presidente e fundador da plataforma Spotify, Daniel Ek, classificou como vital a permanência do podcast de Joe Rogan, que se envolveu em uma polêmica internacional após produzir conteúdos que atacam a vacinação contra a covid-19.

O discurso interno do empresário foi vazado nesta quinta-feira (03) pela publicação The Verge.

Ek afirmou a seus funcionários que apesar de considerar “muito ofensivas” algumas declarações do podcast e de estar “fortemente em desacordo” com “muitas coisas” que Joe Rogan diz, “para alcançar suas metas, a plataforma deve manter conteúdos com os quais muitos de seus funcionários não querem ser associados”.

“Nem tudo é válido, mas haverá opiniões, ideias e crenças com as quais discordamos fortemente, e inclusive que nos deixam furiosos ou tristes”, ressaltou Ek.

O podcast “Joe Rogan Experience”tem contrato de exclusividade com o Spotify – no valor de US$ 100 milhões – e se tornou alvo de lendas da música, defensoras da vacinação, como Neil Young e Joni Mitchell, que retiraram suas canções do catálogo da plataforma em protesto contra episódios do podcast que atacam a imunização contra a covid.

“Sentimos muito pela decisão de Neil em remover sua música do Spotify, mas esperamos recebê-lo de volta em breve”, afirmou o Spotify na semana passada, após a retirada das músicas de Neil Young da plataforma.

Um dos episódios do podcast de Joe Rogan que gerou revolta pelo conteúdo antivacina foi publicado no início do ano e teve a participação do médico estadunidenes contrário à vacinação, Robert Malone.

Em sua fala no podcast, Malone relacionou a saúde pública dos EUA na pandemia com a Alemanha nazista de Hitler – um tipo de comparação que já foi criticado publicamente pelo Museu de Auschwitz, localizado no antigo campo de concentração de Auschwitz em Oświęcim, na Polônia.

O Youtube chegou a apagar o episódio do podcast de Joe Rogan com o médico Robert Malone por violação das regras da plataforma. Mas o Spotify optou por manter o conteúdo no ar e se tornou alvo de protestos e boicotes na opinião pública.

Algumas celebridades e políticos,por outro lado, foram às redes defender o podcaster Joe Rogan, como o ator Dwayne ‘The Rock’ Johnson, o surfista Kelly Slater, a cantora Jewel e inclusive o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL).

“Não tenho certeza sobre o que @joerogan acha de mim ou do meu governo, mas não importa. Se a liberdade de expressão significa alguma coisa, é que as pessoas deveriam ser livres pra dizer o que elas acham, não importa se concordam ou discordam da gente”, escreveu Bolsonaro na quarta-feira (2) à noite, em um tuíte apenas em inglês.

Diante da postura controversa e do lucro com conteúdo antivacina, as ações do Spotify – que foi fundado na Suécia – desabaram 17% nesta quinta-feira (03) na Bolsa de Nova Iorque. A empresa também perdeu R$ 2 bilhões em valor de mercado na semana passada, após a saída de Neil Young da plataforma.

O Spotify tentou conter as perdas financeiras anunciando que incluiria advertências nos episódios do podcast de Joe Rogan e links que levem os usuários a informações factuais e fontes científicas.

À seus funcionários, no entanto, o presidente da companhia afirmou que por sua posição líder no mercado mundial, “é impossível ignorar a escala e o sucesso” do podcast “Joe Rogan Experience”, que segundo ele tem total autonomia sobre seu conteúdo.

Segundo o The Verge – publicação que vazou o discurso do executivo – os funcionários do Spotify estavam ansiosos pela reunião e alguns deles se sentiam frustrados pelo fato de a companhia estar sendo impulsionada pelo acordo multimilionário com Joe Rogan.

“Não podemos escrever novas ou diferentes políticas com base em notícias ou questionamentos de pessoas”, disse Ek, que entende que a expressão criativa e a segurança dos ouvintes “raramente entram em conflito”.

“Para ser honesto, se não tivéssemos tomado alguma das decisões que tomamos, tenho certeza de que nossa empresa não estaria onde está hoje”, disse Ek, segundo o discurso vazado por The Verge.

Related posts

Juristas analisam o relatório final da CPI da Covid e pedem cuidado com “espetáculo”

Rafael Bruza

Em carta da prisão, Roberto Jefferson diz que Bolsonaro “criou vício em dinheiro público”

Rafael Bruza

“Não Olhe Para o Vírus”: Vídeo compara negacionismo de Bolsonaro com filme; assista

Rafael Bruza

Leave a Comment