PORTAL DEMOCRACIA
Brasil Jornalismo Manchete

El País anuncia fim de sua edição em português por insustentabilidade financeira

el-pais-anuncia-fim-de-sua-edicao-no-brasil-por-problemas-economicos

Em publicação com o título “Aos Nossos Leitores”, feita em seu site oficial nesta terça-feira (14), o El País Brasil anunciou que encerrou suas atividades em português, após 8 anos de produção jornalística no Brasil.

Segundo o anúncio, a versão brasileira do “periódico global” vai fechar por não ter alcançado “sustentabilidade econômica”.

“A edição em português do EL PAÍS despede-se hoje de seus leitores. Esta edição nasceu em 2013 e durante oito anos informou sobre a atualidade brasileira e mundial. Neste tempo, apesar de ter atingido grandes audiências e um número considerável de assinantes digitais, ela não alcançou sua sustentabilidade econômica, o que levou à decisão por sua descontinuidade”

O jornal coloca o Brasil como um “eixo da informação global” e agradece os leitores e profissionais responsáveis pela edição em português.

“Queremos agradecer aos profissionais do EL PAÍS Brasil por seu grande esforço e dedicação. Como também à fidelidade de nossos leitores, que poderão acompanhar a informação sobre a região e o resto do mundo em nossa edição da América. Para este jornal, o Brasil é um eixo da informação global tanto no plano político e econômico, quanto no cultural e social”, conclui a nota.

Naquele ano, o jornal se tornou alvo junto com a BBC Brasil e o The Intercept Brasil de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade movida no Supremo Tribunal Federal (STF) pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), que defendia estender a restrição a participação estrangeira na comunicação social aos portais de Internet.

Equipe se despede do público

Em publicação no Twitter, a jornalista e diretora do El País Brasil, Carla Jimenez, publicou uma mensagem elaborada por toda a equipe da redação responsável pela edição em português no jornal, em que eles se despedem do público.

“Nascemos dos ventos de 2013, quando milhares de leitores foram buscar na Espanha uma visão dos maiores protestos da história. Nos orgulhamos de ter contado em profundidade a crise que se seguiu, buscando que cada título refletisse um país que desmoronava. Mapeamos os interesses no impeachment. Escrutinamos todos os lados da Lava Jato. Trouxemos para as manchetes os crimes contra os direitos humanos, o racismo, os estupros e a ameaça à democracia”, afirma a equipe, que por fim agradece os leitores.

“Construímos este jornal com você. E, por isso, fazemos questão de agradecer pessoalmente seu apoio e seu voto de confiança. Obrigada por nos ajudar a fazer o jornalismo que chama as coisas pelo seu nome. Um abraço e até breve”, conclui a equipe.

Related posts

Covid-19: Bolsonaro diz que sua filha de 11 anos não irá se vacinar

Rafaele Oliveira

Bolsonaro comete gafe e confunde “Torre de Pisa” com “Torre de Pizza”

João Baricatti

Polícia Federal faz operação contra a Precisa Medicamentos em investigação sobre fraude na compra de vacinas

Rafael Bruza

Leave a Comment