PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Política

Edson Fachin é eleito o novo presidente do TSE; Moraes é o vice

fachin

Nesta sexta-feira (17), o ministro Edson Fachin foi eleito, por seis votos a um, o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Fachin assume o cargo no dia 28 de fevereiro, no lugar do atual presidente do TSE, o ministro Luis Roberto Barroso. Seu vice será o ministro Alexandre de Moraes.

Fachin deve ficar no cargo de presidente do TSE até agosto do próximo ano, que é quando expira o seu período de dois anos na corte eleitoral, conforme a regra do Tribunal. Após a data, quem ficará à frente do TSE será o ministro Alexandre de Moraes, que seguirá no cargo até junho de 2024. Dessa forma, é Moraes quem conduzirá as eleições de 2022.

O atual presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, aprovou a eleição de Fachin e Moraes. Conforme o G1, Barroso elogiou os colegas e afirmou que o Brasil “tem sorte” de tê-los conduzindo o TSE. “Gostaria de dizer que o país tem sorte de ter na condução do TSE dois grandes juristas, pessoas honradas. Pessoas que têm compromisso com o Brasil”, disse.

“Ambos são professores, doutores, com vasta experiência na vida pública. O processo eleitoral brasileiro estará sendo conduzido pelas mãos honradas dos ministros Fachin e Alexandre de Moraes”, declarou Luis Roberto Barroso.

Fachin é eleito o novo presidente do TSE e assume até agosto

fachin
O ministro Edson Fachin é eleito o novo presidente do TSE e assume em fevereiro. | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

De acordo com informações do G1, a eleição de Fachin ocorreu de forma eletrônica. Na última quarta-feira (15), Fachin já havia realizado uma reunião de transição com a equipe escolhida para a nova administração. Nesta reunião, teriam comparecido também as esquipes de Barroso e Moraes.

Edson Fachin graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e obteve os títulos de mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Além disso, realizou um pós-doutorado no Canadá. É autor e coautor de mais de 15 livros. Em 2015, tomou posse como ministro do STF e em 2018, como ministro efetivo do TSE.

Related posts

Brasil entra no “Global Entry”, programa que facilita entrada nos EUA

João Baricatti

Prefeita de Ubatuba nega ataques de tubarão na região

João Baricatti

STJ decide afastar o governador do Tocantins por 6 meses; PF faz operação na sede do Governo

Rafael Bruza

Leave a Comment