PORTAL DEMOCRACIA
Economia Manchete Política

Dragão da inflação mostra as garras um dia depois da PEC do Calote

Dragão da inflação assusta consumidores

Ele está de volta aos supermercados, às rodas de executivos do mercado financeiro e às manchetes dos jornais. O Dragão da Inflação, derrotado há quase 30 anos pelo Plano Real, mostra suas garras empoderado pelos devaneios eleitorais do governo BOlsonaro.

A alta generalizada dos preços alcançou 1,25%, maior índice desde outubro de 2002. Ela atingiu nove setores da economia, segundo a métrica do IPCA do IBGE. O índice acumulado nos últimos 12 meses novamente ficou na casa dos dois dígito: 10,67%.

Tudo isso acontece em meio à desordem também generalizada na gestão das contas públicas. Essa desordem, por sua vez, ocorre graças ao furor eleitoral com que Bolsonaro tem atuado ao desrespeitar o teto de gastos e inflar despesas com programas de claro viés eleitoral, como o Auxilio Brasil. Para ser aprovado, ele precisou “inventar” R$ 90 bilhões que não cabiam na previsão de receitas orçamentárias.

A dona de casa já sente os efeitos há muito tempo. Os alimentos foram a primeira categoria de produtos impactada pelo dragão. O Banco Central e o COPOM já agiram no arrasto do pessimismo do mercado financeiro e elevaram a taxa básica de juros para 7,25% ao ano. As corretores e bancos, que vinham projetando um aumento de mais 1,5% na próxima reunião do COPOM, agora anteveem a necessidade de uma pancada ainda maior, na casa dois 2 pontos percentuais.

Técnicos do governo correram a explicar aos rentistas que não há problemas na gestão das contas púbicas, o que obviamente n~qo convence ninguém. Curiosamente, no dia em que o Congresso estuprou o teto de gastos para dar a Bolsonaro seu vale-voto, a Bolsa de Valores fechou com pequena alta e o dólar terminou o pregão em baixa.

Vai entender este País chamado Brasil!

Related posts

Prefeitura do Rio de Janeiro cancela o carnaval de rua

João Baricatti

BC anuncia novo site para consulta de dinheiro “esquecido” em bancos

João Baricatti

Fiocruz faz alerta sobre aumento de ocupação da UTI no Brasil

João Baricatti

Leave a Comment