PORTAL DEMOCRACIA
Manchete Política Saúde

Doria tira do ar campanha após reclamação de deputado do PSL

lave o dito cujo censurado

João Doria (PSDB), governador de São Paulo, tirou do ar um material informativo a respeito da importância higiene pessoal masculina depois que o Tenente Nascimento (PSL), deputado estadual da bancada evangélica, fez uma reclamação por conta do conteúdo da campanha.

O deputado apresentou uma moção pública de repúdio ao material, alegando que o material seria uma afronta aos costumes morais da família cristã. “Lave o Dito Cujo” é uma campanha composta de diversas peças que podiam ser encontradas em estações de metrô. Elas fazem referência ao Novembro Azul, o mês de combate ao câncer de próstata.

A campanha tem como objetivo, através de peças publicitárias mais descontraídas, conversar com o público e incentivar a higiene pessoal, para isso, as imagens contêm associações fálicas, o que acabou ofendendo o deputado.

doria novembro azul lave o dito cujo
“Lave o Dito Cujo”: a campanha tirada do ar por Doria (Imagem: Reprodução/Redes Sociais)

Após a moção de repúdio, a Secretária de Comunicação do governo Doria e a presidência do Metrô de São Paulo, se comprometeram a retirar a campanha de circulação. Segundo Nascimento: “[A exibição dessas obras] é inadmissível sob a ótica cultural, educacional, social e religiosa, pois é uma afronta aos costumes e tradição da família brasileira

A campanha Lave o Dito Cujo

Ainda de acordo com Nascimento: “[os] desenhos que lá estão são de baixo nível para estar em uma exposição pública. Nem em um museu você vai passar por isso. Passam crianças e todo mundo. Foi uma afronta à família cristã, ou melhor, ao povo. Não é uma questão de religião ou de ideologia. Solicitei a retirada e fui prontamente atendido. E pedi também apuração dos responsáveis”.

O governo Doria se posicionou em relação à campanha e disse que ela não seguia as diretrizes estabelecidas.

Mesmo ganhando destaque durante o Novembro Azul, a campanha “Lave o Dito Cujo” não é de agora. Ela já existe há alguns anos e tenta, através de ilustrações menos “institucionais”, levar informação e alertar sobre os riscos do câncer de próstata, além de incentivar a higiene do pênis.

Related posts

Alemanha elege novo chanceler e “Era Merkel” acaba

João Baricatti

Desemprego cai, mas ainda atinge 12,9 milhões

João Baricatti

Bolsonaro tem suspeita de obstrução intestinal e faz exames em SP

Rafael Bruza

Leave a Comment