PORTAL DEMOCRACIA
Esporte Internacional Manchete Pandemia

Djokovic é levado para hotel de detenção na Austrália e tenta liminar para evitar deportação

djokovic-levado-para-hotel-de-detencao-na-australia-e-tenta-liminar-para-evitar-deportacao

Tenista número 1 no mundo, Novak Djokovic foi levado do aeroporto Tullamarine, de Melbourne, na Austrália, para um hotel de detenção do governo no subúrbio de Carlton, nesta quinta-feira (5), após ter o visto cancelado por se recusar a comprovar vacinação.

Segundo fontes próximas ao torneio Australian Open, o tenista planeja entrar com um pedido de liminar contra o cancelamento de seu visto. Ele poderá ficar no país até a próxima segunda-feira (10), quando a Justiça julgará o recurso apresentado por seus advogados.

A entrada do tenista na Austrália gera debates e incertezas há semanas. O sérvio se recusa a comprovar se foi vacinado, enquanto autoridades locais da Austrália passaram os últimos dias reiterando que ele só entraria no país se apresentasse o comprovante.

O tenista já se posicionou algumas vezes contra a vacinação. Recentemente ele voltou a dizer que engar a vacina é “um direito de cada um”.

O Australian Open chegou a abrir uma exceção à Djokovic, permitindo que ele jogue sem comprovar a vacinação. Mas, ao desembarcar no Aeroporto Tullamarine (horário local), o tenista foi barrado pelo serviço federal da alfândega por ter tido o visto negado.

Depois disso, a situação do tenista ficou indefinida por mais de 7 horas. Cogitou-se inclusive que ele poderia ser instantaneamente deportado.

Horas depois, o primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, foi às redes sociais para comentar a situação e confirmou o cancelamento do visto do tenista.

“O visto de Djokovic foi cancelado. Regras são regras, especialmente quando se trata de nossas fronteiras. Ninguém está acima dessas regras”, disse Morrison em um tweet. Nossas fortes políticas de fronteira têm sido fundamentais para que a Austrália tenha uma das taxas de mortalidade mais baixas do mundo devido à COVID. Continuamos vigilantes”, afirmou o mandatário.

É consenso entre especialistas e estudos que a vacinação é o principal fator na dimuição de mortes pela covid-19 no mundo inteiro.

Related posts

Eleições 2022: MDB oficializa a pré-candidatura de Simone Tebet

Rafaele Oliveira

Lakers perde todos os jogos da pré temporada

João Baricatti

Chico Buarque decide não cantar mais a música “Com açúcar, com afeto”

Rafaele Oliveira

Leave a Comment