PORTAL DEMOCRACIA
Educação

Dia do Professor: com a pandemia, profissão exigiu adaptação

dia do professor

No dia 15 de outubro é celebrado o Dia do Professor. A data, que remete ao decreto emitido em 1827 pelo Imperador Dom Pedro I e que culminou na criação do Ensino Elementar no Brasil, celebra a importância desse profissional na sociedade.

Desde o início da pandemia de covid-19, a população precisou se adaptar, em diversos campos da vida. Dentre eles, a educação sofreu importantes mudanças e obrigou os professores a colocarem em prática – mais do que nunca – a resiliência.

15 de outubro: Dia do Professor

mensagem dia do professor
Os professores precisaram se adaptar ao uso das tecnologias. | Foto: Freepik

Nesta sexta-feira, muito além das mensagens de dia dos professores e das homenagens, é tempo de refletir no caminho que a educação do nosso país vem trilhando e nos profissionais que fazem de tudo para garantir o máximo de qualidade de ensino aos alunos – apesar de tudo.

Além da falta de reconhecimento da categoria e da baixa remuneração, há quase dois anos os professores passaram a enfrentar mais um desafio. Com a pandemia e a impossibilidade das aulas presenciais em razão do distanciamento social, os profissionais da educação precisaram se adaptar ao uso de tecnologias  para as aulas remotas.

Educadora há 35 anos, Walkiria Rigolon acredita que, com a pandemia, os professores perceberam o quanto desconheciam, tanto do uso de plataformas – hoje indispensáveis ao ensino remoto -, como de estratégias de ensino produtivas para atividades remotas. Segundo ela, mesmo com o fim das aulas on-line, a tecnologia deve permanecer.

Eu acredito que não só a disciplina de EAD ganhe maior importância, mas vamos ter que incluir no currículo de formação de professores a discussão de olhar para a tecnologia e ver como ela pode contribuir para o processo de aprendizagem. A escola vai ter que abraçar a dimensão da tecnologia. A gente resistiu muito tempo – ou por falta de recursos, ou por falta de vontade, ou por falta de conhecimento, ou por tudo isso junto”, afirma Rigolon.

Related posts

Enem: coordenadores do Inep pedem demissão dias antes da prova

Rafaele Oliveira

Fies: MP para renegociação de dívidas pode dar descontos de até 92%

Rafaele Oliveira

Estudante de História que usou foto de Hitler em bolo é investigada

Rafaele Oliveira

Leave a Comment