PORTAL DEMOCRACIA
Saúde

Dia do dentista: com a pandemia, problemas de saúde bucal aumentaram

dia do dentista

O Dia do Dentista é comemorado nacionalmente em 25 de outubro. O dia mundial desse profissional é celebrado em 3 de outubro. Além dessas datas, há também o Dia Mundial da Saúde Bucal, comemorado em 20 de março. Todas essas datas servem para lembrar da importância de cuidar do sorriso e também para homenagear o profissional responsável pela saúde da boca.

Em um ano e meio de pandemia, a rotina da população mundial sofreu mudanças e, infelizmente, uma boa parcela acabou deixando de lado os cuidados com a saúde bucal. Agora, com a reabertura dos consultórios odontológicos – seguindo os protocolos sanitários recomendados -, muitos estão “correndo atrás do prejuízo”.

Com a pandemia, cresceu o número de problemas relacionados à saúde bucal

Dentistas de todo o mundo relataram um agravamento nos casos de saúde bucal, desde o início da pandemia. No caso de pacientes com predisposição a problemas bucais, que precisam fazer um acompanhamento regular, foi constatado que, por ficarem muito tempo sem exames e procedimentos importantes, precisaram passar por tratamentos mais radicais, o que não seria necessário com a rotina regular de atendimentos no consultório.

A higiene bucal foi deixada de lado por muitas pessoas durante a pandemia, especialmente durante os períodos de quarentena restrita. Segundo os dentistas, no caso dos mais jovens, houve um crescimento no número de cáries dentárias, ocasionado pelo mau hábito de não escovar os dentes após as refeições.

“Um paciente meu de 15 anos de idade admitiu que comia mais entre as refeições enquanto ficou confinado em casa desde o fechamento de sua escola. Imagino que milhares de crianças da idade dele estão em uma situação semelhante”, explicou o Dr. Nahawand Abdulrahman Thabet, conselheiro da Federação Dentária Internacional (FDI).

No Dia do Dentista, é essencial lembrar da importância da higiene bucal

dia do dentista
O Dia do Dentista é comemorado nacionalmente em 25 de outubro. | Foto: Freepik

Geralmente, acompanhando o home office e as aulas remotas, estão os petiscos, o café da tarde e outras refeições. Se não prestarmos atenção, o trabalho e os estudos tomam todo o nosso tempo – até mesmo o que costumávamos dedicar aos cuidados com o sorriso. “Às vezes eu fico o dia inteiro em frente ao computador, ‘beliscando’ uma coisa aqui e outra ali e, se eu não me policiar, acabo esquecendo de escovar os dentes”, revelou um consultor comercial.

Neste Dia do Dentista, fica para todos nós o alerta da importância e urgência em adotar bons hábitos de saúde bucal, como escovar os dentes após todas as refeições, usar o fio dental e visitar um dentista com regularidade.

Related posts

Kyrie Irving, astro da NBA, ainda não está vacinado

João Baricatti

Ministério da Saúde vai solicitar liberação de autoteste de Covid-19

João Baricatti

Sérgio Camargo diz que as vacinas têm “DNA alienígena”

Rafaele Oliveira

Leave a Comment