Nesta terça-feira (26), o jornal Despertador da TV Democracia apresentado pelos jornalistas Fábio Pannunzio, Florestan Fernandes Jr., Isabelle Gomes e Eumano Silva recebe o deputado federal Paulo Teixeira (PT), a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da dívida Maria Lucia Fattorelli, o ex-presidente da Anvisa e o coordenador do Médicos sem Fronteiras (MSF).
Em destaque, a suspensão de Jair Bolsonaro do Youtube, que pode ser banido do das redes sociais por disseminar notícias falsas.
Na pauta, o áudio escandaloso no qual o banqueiro André Esteves ,se gaba da sua relação próxima com o Arthur Lira, conta sobre o acesso privilegiado ao presidente do Banco Central e diz ter influenciado a decisão do STF favorável à independência do Banco Central. A
Quadro de entrevistados do Despertador dessa terça-feira (26)
7h30: Paulo Teixeira
8h: Maria Lucia Fattorelli
9h: Gonzalo Vecina
9h30: Felipe Carvalho
O escandaloso áudio vazado do banqueiro André Esteves
O deputado Paulo Teixeira falará sobre a independência do Banco Central ser dirigido informlmente por André Esteves. Além disso, comentará sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 5 , que visa combater a impunidade dentro do Ministério Púbico, e sua difícil tramitação na Câmara.
PEC 23, Reforma Administrativa e áudio vazado de André Esteves
Maria Lúcia Fattorelli explicará a situação da PEC 23 apresentada pelo relator Deputado Hugo Motta (Republicanos/PB). Os deputados receberam interpelação extrajudicial, devido a gravidade dessa proposta que implicará em riscos e podendo comprometer de forma incontrolável os orçamentos públicos de todos os entes federados que aderirem ao esquema de “Securitização”. Para finalizar, falará sobre o áudio vazado do banqueiro André Esteves e sobre a reforma administrativa.
CPI da Pandemia, covid e fake news de Bolsonaro sobre vacina do covid-19
O Dr. Gonzalo Vecina comentará sobre o cenário e repercussão da CPI da Pandemia agora nessa reta final, também desmentirá a fake news que Jair Bolsonaro tirou de um blog conspiracionista inglês a alegação de que vacina de covid dar Aids. Além disso, explicará a queda de casos e óbitos no Brasil, mas a volta de casos em outros países como Reino Unido e China, e se isso é consequência das pessoas não estarem mais usando máscaras, as medidas de flexibilização e se ainda temos uma hipótese de uma futura piora nos casos de Covid no Brasil.
Quebra das patentes para fabricação de vacinas
O Felipe Carvalho que é coordenador o Médicos sem Fronteiras (MSF) e integrante do GTPI (Grupo de Trabalho em Propriedade Intelectual) explicará que o Congresso precisa derrubar os vetos de Bolsonaro à Lei das Patentes para que o Brasil tenha mais vacinas e também medicamentos novos, que hoje só temos na rede privada.